Analise as afirmativas a seguir sobre as estruturas de mer...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102976 Economia

Analise as afirmativas a seguir sobre as estruturas de mercado e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas .


( ) Em mercados perfeitamente competitivos, o equilíbrio da firma se dá quando o preço é igual ao custo marginal.

( ) Uma empresa é um monopólio se é a única vendedora de seu produto e se seu produto possuir substitutos próximos.

( ) Discriminar preços em monopólio é a prática comercial de vender o mesmo produto por diferentes preços a diferentes clientes.

( ) Oligopólio é uma estrutura de mercado em que apenas poucos vendedores oferecem produtos similares ou idênticos.

( ) Competição monopolística é uma estrutura de mercado em que poucas empresas vendem produtos similares ou idênticos.


Assinale a sequência CORRETA .

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - V F V V F

Vamos analisar as afirmativas uma a uma e entender por que essa sequência é correta:

Afirmativa 1: Em mercados perfeitamente competitivos, o equilíbrio da firma se dá quando o preço é igual ao custo marginal. (Verdadeira)

No mercado de concorrência perfeita, as empresas são tomadoras de preço, o que significa que o preço de mercado é dado e a empresa maximiza seu lucro quando o preço é igual ao custo marginal. Isso ocorre porque, nesse ponto, a receita marginal também é igual ao custo marginal. Fonte: "Microeconomia" de Robert S. Pindyck e Daniel L. Rubinfeld.

Afirmativa 2: Uma empresa é um monopólio se é a única vendedora de seu produto e se seu produto possuir substitutos próximos. (Falsa)

Um monopólio está presente quando uma empresa é a única vendedora de um produto sem substitutos próximos. Se existirem substitutos próximos, a empresa enfrenta competição, o que descaracteriza o monopólio. O conceito de monopólio implica na ausência de concorrência direta. Fonte: "Microeconomia" de Robert S. Pindyck e Daniel L. Rubinfeld.

Afirmativa 3: Discriminar preços em monopólio é a prática comercial de vender o mesmo produto por diferentes preços a diferentes clientes. (Verdadeira)

A discriminação de preços ocorre quando um monopolista vende o mesmo produto a diferentes preços para diferentes grupos de consumidores, com o objetivo de maximizar seu lucro capturando o excedente do consumidor. Fonte: "Economia" de Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus.

Afirmativa 4: Oligopólio é uma estrutura de mercado em que apenas poucos vendedores oferecem produtos similares ou idênticos. (Verdadeira)

Oligopólios são mercados dominados por poucas empresas, onde cada uma deve considerar a reação das outras ao definir preços e produção. Produtos podem ser homogêneos ou diferenciados. Fonte: "Microeconomia" de Hal R. Varian.

Afirmativa 5: Competição monopolística é uma estrutura de mercado em que poucas empresas vendem produtos similares ou idênticos. (Falsa)

A competição monopolística envolve muitas empresas que vendem produtos diferenciados, o que permite alguma liberdade para definir preços e condições de venda. É diferente do oligopólio, que envolve menos empresas. Fonte: "Microeconomia" de Hal R. Varian.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra: B

Gabarito B

Sobre as alternativas incorretas:

(F) Uma empresa é um monopólio se é a única vendedora de seu produto e se seu produto possuir substitutos próximos.

De fato um monopólio é uma única empresa atuando, mas a alterntiva erra ao afirmar que existem substitutos próximos.

(F) Competição monopolística é uma estrutura de mercado em que poucas empresas vendem produtos similares ou idênticos.

Na competição monopolística os produtos são homogêneos, tem muitos ofertantes e muitos demandantes.

As demais são verdadeiras.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo