A partir de 1994, o Brasil avançou em diversos indicadores ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q907292 Economia
A partir de 1994, o Brasil avançou em diversos indicadores sociais. Dentre os indicadores que expressam essa melhora não é possível citar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - o advento de milhares de brasileiros às classe A e B, devido ao aumento do acesso ao crédito.

Vamos entender por que essa é a alternativa correta e analisar cada uma das opções:

Tema central da questão: A questão aborda os avanços sociais no Brasil a partir de 1994, com foco em indicadores como desigualdade de renda, programas sociais e condições de trabalho. Para resolvê-la, é necessário compreender como esses fatores influenciam a distribuição de renda e o acesso a diferentes classes sociais.

Resumo teórico: O Brasil, após o Plano Real e suas reformas econômicas e sociais, viu melhorias significativas em vários indicadores. Entre eles, destacam-se a redução da desigualdade de renda, o aumento do salário mínimo, a expansão de programas sociais como o Bolsa Família e melhorias nas condições de emprego e educação. Esses fatores contribuíram para uma melhor distribuição de renda, medida pelo índice de Gini, e para melhorias em vários indicadores sociais.

Justificativa da alternativa correta:

Alternativa D: Embora o acesso ao crédito tenha aumentado, beneficiando potencialmente algumas pessoas na subida para classes mais altas, este não foi um indicativo notório de avanços sociais no sentido de melhorar a distribuição de renda como os demais fatores citados. O aumento do crédito não necessariamente refletiu em um indicador social robusto de melhora, como os citados nas outras opções. Assim, essa é a opção que não pode ser citada como um expressivo avanço nos indicadores sociais.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: A diferença de renda entre ricos e pobres realmente caiu, especialmente devido a políticas de redistribuição de renda e ao crescimento econômico dos anos 2000. Isso é refletido na diminuição do índice de Gini.

Alternativa B: O Programa Bolsa Família foi fundamental no aumento da renda das famílias mais pobres, tornando-se um dos programas sociais mais eficazes na redução da pobreza extrema e na promoção de melhorias em indicadores sociais.

Alternativa C: O aumento real do salário mínimo e a expansão do emprego formal foram de fato importantes para a redução do índice de Gini, pois essas medidas aumentaram a renda dos trabalhadores mais pobres.

Alternativa E: A melhoria do nível de escolaridade e a queda do trabalho infantil são fatores que também contribuíram significativamente para reduzir a desigualdade de renda, já que a educação é um dos principais motores de mobilidade e igualdade social.

Estratégias de interpretação: Ao enfrentar questões como essa, é importante focar nas palavras-chave do enunciado, como "não é possível citar", que pede para identificar a exceção entre opções relacionadas a indicadores de melhoria social. Atenção às armadilhas nas alternativas, como promessas que podem não traduzir uma realidade comprovada ou ampliada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: D

Foi para classes mais baixas, como c e d.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo