No atendimento a um paciente adulto com suspeita de dengue,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3367705 Enfermagem
No atendimento a um paciente adulto com suspeita de dengue, é realizado a provado laço, para os casos positivos é considerado a presença de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - 20 ou mais petéquias.

1. Tema central da questão:

O tema aborda o teste do laço, exame clínico utilizado na suspeita de dengue. O teste avalia a fragilidade capilar, que aumenta devido à alteração vascular causada pelo vírus, levando ao surgimento de petéquias (pequenos pontos avermelhados na pele).

2. Resumo teórico:

No teste do laço, um esfigmomanômetro é colocado no braço do paciente, inflado até a média entre a pressão sistólica e diastólica, e mantido por 5 minutos. Após esse tempo, examina-se uma área de 2,5 cm² na região antecubital. Considera-se o teste positivo quando aparecem 20 ou mais petéquias nessa área.

O teste é importante para identificação precoce de manifestações hemorrágicas, um sinal de alerta para casos graves de dengue.

Fonte: Ministério da Saúde, Guia de Vigilância em Saúde 2023.

3. Justificativa da alternativa correta:

A alternativa D está correta porque, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, o critério para teste do laço positivo é a presença de 20 ou mais petéquias em uma área de 2,5 cm². Esse dado é fundamental para classificar a suspeita de dengue como caso provável e orientar o acompanhamento clínico.

4. Análise das alternativas incorretas:

  • A - 5 ou mais petéquias: número insuficiente para caracterizar o teste como positivo.
  • B - 10 ou mais petéquias: apesar de ser um número maior, ainda está abaixo do valor de corte preconizado.
  • C - 15 ou mais petéquias: também não atende ao critério oficial.

Essas alternativas costumam ser confundidas por pegadinhas, pois apresentam números próximos ao correto. Atenção ao valor oficial: 20 petéquias ou mais.

5. Estratégias de interpretação:

Ao resolver questões sobre procedimentos padronizados, como o teste do laço, memorize os valores de referência e desconfie de alternativas com números próximos, pois são comuns em pegadinhas.

Leia atentamente o comando da questão e lembre-se de sempre consultar fontes oficiais em caso de dúvida.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo