O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre doenças infecciosas e parasitárias em enfermagem

Foram encontradas 1.992 questões

Q1823781 Enfermagem

Sobre as Hantaviroses, analise os excertos, abaixo:


I – Os primeiros casos de Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus - SCPH documentados no Brasil, no município de Juquitiba, estado de São Paulo, surgiram em forma de surto, com o acometimento da doença em três irmãos agricultores. O surto foi associado a dois fatores: à ocorrência de um fenômeno natural conhecido como “ratada” e ao desmatamento de áreas naturais de ocorrência da “ratada” para construção de habitações precárias. A “ratada” caracteriza-se por aumento exacerbado no número de roedores de uma determinada área, gerando uma superpopulação.

II – Os hantavírus possuem a forma esférica, medindo aproximadamente 80 nm a 120 nm de diâmetro, compostos por um envelope lipoproteico no qual são inseridos peplêmeros glicoproteicos. O envelope circunda três segmentos helicoidais do nucleocapsídeo. A sequência terminal dos segmentos de RNA é idêntica para todos os vírus que integram o gênero, mas diferem entre as cepas. O genoma consiste de três segmentos de fita dupla de ADN, de sentido positivo.

III – Todos os hantavírus, até então identificados, são transmitidos para o homem por meio dos mesmos mecanismos. A infecção humana ocorre, geralmente, pela via aerógena com a inalação de poeiras e aerossóis contaminados com a urina (em que se encontra a maior concentração de vírus), fezes ou saliva de roedores infectados, em ambientes artificiais ou naturais, fechados ou ao ar livre.


Dos itens acima:

Alternativas
Q1823774 Enfermagem
Sobre a doença meningocócica é incorreto afirmar que: 
Alternativas
Q1817318 Enfermagem
A Febre Tifoide está, diretamente, associada a baixos níveis socioeconômicos, principalmente em regiões com precárias condições de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental. É CORRETO afirmar que se trata de uma doença:
Alternativas
Q1817315 Enfermagem
Para o controle da Tuberculose no Brasil, o objetivo de “Fortalecer a participação da sociedade civil nas estratégias de enfrentamento da doença”, envolve estratégias do tipo:
Alternativas
Q1817314 Enfermagem
De acordo com o Manual de Recomendação para o Controle da Tuberculose no Brasil, do Ministério da Saúde, considere a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: B
4: C
5: C