Assinale a alternativa correta em relação ao fármaco de esco...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda o tratamento de escolha na hipertensão arterial pulmonar (HAP) para pacientes com teste de vasorreatividade aguda positivo. Este teste avalia a resposta da circulação pulmonar a vasodilatadores e determina o melhor candidato ao uso de certos medicamentos.
Justificativa da alternativa correta – Alternativa A: Bloqueador do canal de cálcio (BCC) é, de fato, o fármaco indicado para pacientes com HAP que apresentam teste de vasorreatividade aguda positivo. Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Hipertensão Arterial Pulmonar, “Pacientes... que apresentem teste de vasorreatividade pulmonar positivo devem ser tratados inicialmente com a maior dose de BCC (nifedipino ou anlodipino) tolerável pelo paciente...” (p. 28). Eles promovem vasodilatação pulmonar significativa em pacientes suscetíveis, reduzindo as pressões na artéria pulmonar e melhorando sintomas e prognóstico. No entanto, sua indicação exige rigor, pois apenas cerca de 10% dos casos se beneficiam desse tratamento (Evidência: J Bras Pneumol. 2017;43(5): 387-97).
Análise das alternativas incorretas:
B) Betabloqueadores: Contraindicados em HAP, pois podem piorar o débito cardíaco e agravar a doença; não há base em diretrizes ou evidências para seu uso neste contexto.
C) Inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA): Não têm benefício estabelecido em HAP; são indicados em hipertensão arterial sistêmica e insuficiência cardíaca, e não em HAP isoladamente.
D) Bloqueador do receptor da angiotensina (BRA): Assim como os IECA, não têm papel no tratamento específico da HAP.
E) Antagonista da aldosterona: Indicados na insuficiência cardíaca para controle do remodelamento e sobrecarga hídrica, mas não para HAP.
Estratégias para prova: O enunciado cuidadosamente fala em “fármaco de escolha ... com teste de vasorreatividade positivo”. Sempre atente a termos que especificam subgrupos de pacientes – muitos tratamentos em pneumologia dependem de testes prévios.
Resumo final: Apenas os BCC são indicados em HAP com vasorreatividade comprovada, de acordo com diretrizes nacionais e internacionais, por mecanismo, evidência e segurança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo