A transição para modelos produtivos de menor impacto ambien...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A Lei nº 15.294, de 19 de dezembro de 2025, art. 1º, § 1º, estabelece como objetivos do PRESIQ, entre outros, “a descarbonização, o alinhamento a uma economia de baixo carbono no ecossistema produtivo e inovativo no âmbito da indústria química brasileira.” Combinados com as diretrizes de eficiência energética, substituição tecnológica e incremento de matéria-prima renovável do § 2º, I, II e IV, esses objetivos determinam a resposta: ao identificar a orientação legal da transformação da indústria química, a alternativa B reúne os quatro elementos expressamente previstos.
- Confira conjuntamente os objetivos do art. 1º, § 1º, e as diretrizes do § 2º: a resposta depende da correspondência entre ambos.
- Diferencie a característica ambiental da matéria-prima, que deve ser renovável na diretriz de incremento, de sua procedência nacional ou importada.
- Não transforme o incentivo a matérias-primas renováveis em proibição integral de insumos fósseis, nem trate os quatro elementos da alternativa B como lista exaustiva do programa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo