O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
35%

Prepare-se para sua aprovação com até 35% OFF e aproveite as oportunidades de concursos públicos em 2022 🚀

Questões de Concursos

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Pedagogia |
Q776851 Pedagogia

“Para quê professores numa sociedade que, há muito, superou não apenas a importância destes na formação das crianças e dos jovens, mas que também é muito mais ágil e eficaz em trabalhar as informações? E então, para quê formar professores?” (PIMENTA, p. 73, 1996). Repensar a formação de professores é uma importante demanda para este tempo, ainda mais pelas condições atuais de uma sociedade com novas condições tecnológicas. Sobre essa formação, marque com V as respostas VERDADEIRAS e com F as FALSAS:


PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores –

Saberes da Docência e Identidade do Professor.

   R. Fac., São Paulo, v.22, n.2, p. 72-89, jul./dez 1996.


( ) As teorias de reprodução nos anos 70/80 colaboraram para explicar o fracasso escolar demonstrando sua produção enquanto reprodução de desigualdades.

( ) As teorias de reprodução explicaram suficientemente as mediações pelas quais se opera a produção das desigualdades nas práticas pedagógica e docente que ocorrem nas organizações escolares, dada que essas mediações não envolvem as ações de alunos, pais, professores, escolas, políticas curriculares e sistemas de ensino entre outras. [ 5 ]

( ) Muitas vezes, nas práticas pedagógicas e nas organizações escolares, teorias diferentes do que aquelas produzidas pelas ciências da educação são praticadas, indicando a necessidade de compreender os aspectos da formação docente.

( ) O estudo da identidade profissional do professor deve ser um dos aspectos dos saberes que configuram a docência.

( ) Programas de atualização de conteúdos de ensino têm se mostrado pouco eficientes para alterar a prática docente por não considerarem a prática docente e pedagógica nos seus contextos.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas