Os parasitas são organismos que vivem sobre ou dentro de ou...
A associação entre os sinais clínicos no ser humano e o parasita causador está corretamente descrito em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão envolve a associação correta entre manifestações clínicas nos seres humanos e o parasita responsável, conhecimento fundamental para pesquisadores da área de Doenças Infecto-Parasitárias. O domínio desses aspectos permite a identificação rápida de quadros clínicos, interpretação epidemiológica e orientação condizente com as recomendações de saúde pública.
Justificativa para a alternativa correta — C) Dermatite e ulcerações intestinais, causadas por Schistosoma mansoni:
O Schistosoma mansoni é o agente etiológico da esquistossomose. Ao penetrar a pele na forma de cercária, pode causar dermatite cercariana — reação alérgica com prurido e eritema. No órgão-alvo, a deposição dos ovos provoca reação inflamatória e granulomatosa, levando a ulcerações intestinais, manifestações clássicas descritas em protocolos do Ministério da Saúde: “A esquistossomose mansoni pode causar manifestações clínicas como dermatite cercariana e lesões intestinais, incluindo ulcerações” (Vigilância da Esquistossomose Mansoni: Diretrizes Técnicas - 2024).
Esse conhecimento está consolidado em literatura de referência como o Harrison's Principles of Internal Medicine e manuais da OMS, que reforçam a importância da correlação epidemiológica e clínica.
Análise das alternativas incorretas:
A) Wuchereria bancrofti: Associado à filariose linfática, com linfedema e elefantíase, não causando ulcerações em mucosa ou pele. Protocolos do Ministério da Saúde confirmam: "Quadros de ulceração não são achados típicos da filariose."
B) Onchocerca volvulus: Agente da oncocercose, que cursa com lesões cutâneas e potencial cegueira (“cegueira dos rios”), mas não é causa de obstrução linfática.
D) Enterobius vermicularis: Provoca enterobíase, cujo sintoma principal é prurido anal noturno. Não causa ulcerações na pele ou em órgãos internos.
E) Trichuris trichiura: Agente da tricuríase, ocasiona sintomas digestivos — dor abdominal, disenteria — mas não há prurido ou irritação de mucosas entre sintomas centrais.
Dica para a prova: Atenção à associação entre síndromes clínicas e parasitas; evite cair em “pegadinhas” que confundem tecidos e manifestações inespecíficas. Sempre correlacione o local de ação do parasito com a sintomatologia típica!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo