A farmacotécnica estuda o desenvolvimento e a preparação de...
(__)Emulsões são sistemas dispersos constituídos por duas fases líquidas imiscíveis (água e óleo), estabilizadas por um agente emulsificante.
(__)Suspensões são formas farmacêuticas líquidas que contêm partículas sólidas insolúveis dispersas em um veículo líquido, exigindo agitação antes do uso.
(__)Cápsulas entéricas são projetadas para resistir ao pH ácido do estômago e liberar o fármaco no intestino, protegendo substâncias lábeis em meio ácido ou prevenindo irritação gástrica.
(__)A via parenteral compreende exclusivamente a administração intravenosa, não incluindo as vias intramuscular e subcutânea.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O ponto decisivo é a identificação correta dos conceitos farmacotécnicos cobrados no enunciado: emulsão e suspensão estão descritas adequadamente, e a cápsula entérica também; a única afirmativa falsa é a que restringe a via parenteral à administração intravenosa, quando ela inclui outras vias injetáveis. Isso define a sequência V, V, V, F e sustenta a alternativa A.
- Emulsão é líquido em líquido; suspensão é sólido em líquido.
- Forma entérica significa resistência ao meio gástrico com liberação intestinal.
- Via parenteral não é sinônimo de intravenosa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta é a A (V, V, V, F).
Veja a classificação detalhada de cada afirmativa:
- (V) Emulsões: São sistemas heterogêneos onde dois líquidos que não se misturam (geralmente água e óleo) são mantidos unidos por um agente emulsificante, que reduz a tensão interfacial.
- (V) Suspensões: Por serem sistemas bifásicos onde o sólido se deposita com o tempo (sedimentação), a agitação é obrigatória para garantir que o paciente dose a quantidade correta do fármaco disperso de forma homogênea.
- (V) Cápsulas entéricas: O revestimento é planejado para ser insolúvel em pH baixo (estômago) e solúvel em pH mais elevado (intestino), sendo a estratégia padrão para fármacos ácido-lábeis ou irritantes da mucosa gástrica.
- (F) Via parenteral: O termo "parenteral" refere-se a qualquer via que não seja a enteral (digestiva). Ela é ampla e inclui, além da intravenosa, as vias intramuscular, subcutânea, intradérmica, entre outras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo