Na década de 1990, a partir do Governo Collor, iniciou-se u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1645920 Economia
Na década de 1990, a partir do Governo Collor, iniciou-se um processo de liberalização da economia, com a lenta e gradual diminuição das alíquotas aduaneiras e das restrições às importações, acompanhado pelo início de um processo de privatização das empresas estatais, principalmente no âmbito da União. A respeito desse processo de privatização, é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos abordar a questão sobre o processo de privatização no Brasil durante a década de 1990, que se iniciou com o Governo Collor. Esse período foi marcado por uma série de reformas econômicas que visavam a liberalização da economia brasileira. Um dos principais objetivos era reduzir a intervenção do Estado na economia, promovendo a abertura ao mercado e estimulando a eficiência econômica através da privatização de empresas estatais.

**Alternativa Correta: E**

Alternativa E - Do ponto de vista fiscal, a privatização representou um ganho pela liberação da obrigação do Estado em efetuar investimentos nas empresas estatais. Esta é a resposta correta, pois ao privatizar, o governo se desonerou da necessidade de investir recursos públicos na modernização e expansão das empresas estatais. Isso permitiu que o capital fosse redirecionado para outras áreas prioritárias, gerando um impacto fiscal positivo. Ao transferir a responsabilidade dos investimentos para a iniciativa privada, o governo pôde focar em áreas mais estratégicas e essenciais para o bem-estar social.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A - A receita decorrente constituiu um elemento decisivo no ajuste fiscal da União... Esta afirmação está incorreta porque, embora tenha havido uma arrecadação significativa com as privatizações, ela não foi suficiente para resolver definitivamente o equilíbrio das contas públicas. A privatização foi uma parte do ajuste fiscal, mas não a solução definitiva para os problemas econômicos do país.

Alternativa B - A opção por esse processo colocou a política econômica praticada no país em direção oposta à preconizada pelo “Consenso de Washington”. Esta alternativa está errada. Na verdade, as reformas estavam alinhadas com o Consenso de Washington, que recomendava a liberalização do comércio, a privatização de estatais e a desregulamentação econômica.

Alternativa C - Na primeira fase do processo (1990 − 1995), os setores mais importantes privatizados foram os de telecomunicações e energia elétrica. Esta afirmação é incorreta porque a privatização dos setores de telecomunicações e energia elétrica ocorreu mais significativamente após 1995, no governo FHC, e não na primeira fase mencionada no enunciado.

Alternativa D - A maioria dos estudos acadêmicos concluiu que o processo contribuiu de forma decisiva para o aumento do volume de emprego oferecido pelas empresas privatizadas. Esta alternativa está incorreta. Embora algumas privatizações tenham levado à modernização e eficiência, isso nem sempre resultou em um aumento significativo de empregos. Na verdade, a reestruturação muitas vezes levou à redução do quadro de funcionários.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa E

No governo Collor (o dito caçador de marajás que foi caçado) foi criado o Programa Nacional de Desestatização que privatizou várias empresas, então a resposta é a E pois do ponto de vista fiscal, a privatização representou um ganho pela liberação da obrigação do Estado em efetuar investimentos nas empresas estatais.

As demais alternativas trazem informações subsidiárias referente ao período. A alternativa E é a mais completa.

abs

Boa sorte!

C) n teve primeira fase

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo