"O que antes era visto como uma brincadeira não intencional...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4297605 Pedagogia
"O que antes era visto como uma brincadeira não intencional que mascarava agressões, hoje mostra-se como algo destruidor que institui a violência na escola e proporciona a desconstrução do propósito real do ambiente escolar."
FERREIRA, Fabrício Nicácio; CONCEIÇÃO, José Luis Monteiro da. Bullying em ambiente escolar e suas implicações na aprendizagem discente. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 12, 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/12/bullying-em-ambien te-escolar-e-suas-implicacoes-na-aprendizagem-discente. Acesso em: 7 ago. 2026. (Com adaptações.)
Uma escola pública recebe relatos de episódios recorrentes de humilhação dirigidos a um mesmo estudante durante os intervalos. Ao subsidiar a discussão da equipe, o orientador pedagógico retoma os critérios legais e pedagógicos aplicáveis. Considere as afirmativas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A caracterização da intimidação sistemática prescinde da repetição das condutas, sendo suficiente a ocorrência de episódio isolado de conflito entre estudantes.
(__)O desequilíbrio de poder entre quem pratica e quem sofre a agressão é elemento que distingue a intimidação sistemática dos conflitos ocasionais da convivência.
(__)A atuação institucional abrange medidas de prevenção, de diagnóstico e de capacitação da equipe, não se limitando às providências posteriores ao registro dos fatos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas