As bandas musicais civis brasileiras que nasceram no século...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3646674 Música
As bandas musicais civis brasileiras que nasceram no século XIX receberam diversas denominações, como Lyra, Euterpe e outras. Na Bahia, o termo Filarmônica ficou tão enraizado que se tornou sinônimo de banda musical. Esses termos, citados normalmente, são utilizados para denominar os grupos tradicionais compostos por metais, madeiras e percussão que ficaram conhecidos por sua forte presença nos coretos de nossas praças, ao longo dos séculos XIX e XX. Além disso, esses grupos sempre tiveram uma função importante de entretenimento do povo, assim como a de participação nos rituais religiosos e cívicos. 

ALVES DA SILVA, L. E.; PINTO, M. T. de P.; SOUZA, D. P. de. Manual do Mestre de Banda de Música. Rio de Janeiro: Walprint, 2018. p. 160 (Adaptado).


Considerando a ideia de banda musical apresentada no texto, avalie as assertivas

I. A flauta transversal e o clarinete são instrumentos característicos das bandas musicais, sendo a flauta um instrumento da família dos metais e o clarinete, da família das madeiras.
II. Dobrados, polcas e maxixes são gêneros musicais característicos do repertório das bandas musicais. As apresentações podem ocorrer com os músicos de pé, em deslocamento ou sentados.
III. A principal característica da banda musical é a presença de instrumentos como fagote, oboé e violoncelo. Isso permite que a banda execute obras para orquestra sinfônica, porém as apresentações devem acontecer, exclusivamente, em formato de concerto e com todos os músicos sentados.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Alternativas