À luz da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a eficácia das leis no espaço, conforme a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB). O tema central aqui é a aplicação das leis brasileiras e estrangeiras em diferentes situações jurídicas.
Alternativa C é a correta: "Para qualificar os bens e regular as relações a eles concernentes, aplicar‑se‑á a lei do país em que estiverem situados." Isso está de acordo com o artigo 8º da LINDB, que determina que a lei do local onde o bem se encontra deve ser aplicada para questões inerentes a ele.
Exemplo prático: Imagine que uma pessoa brasileira possui um imóvel na França. As questões relacionadas a esse imóvel, como venda ou herança, serão reguladas pela lei francesa, pois é onde o bem está localizado.
Agora, vamos analisar as outras alternativas:
Alternativa A: A afirmação está errada. A correta interpretação, segundo o artigo 7º da LINDB, é que a lei do domicílio da pessoa regula o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família, não a lei do país de nascimento.
Alternativa B: Esta alternativa é incorreta porque, conforme o artigo 7º, § 1º, da LINDB, o casamento realizado no Brasil segue a lei brasileira quanto aos impedimentos e formalidades, independentemente do local de nascimento dos cônjuges.
Alternativa D: A aplicação da lei para reger as obrigações, conforme o artigo 9º da LINDB, é a do local onde a obrigação foi constituída, e não onde deve ser adimplida.
Alternativa E: Esta afirmação está equivocada. O artigo 10 da LINDB indica que a lei do domicílio do falecido regula a sucessão por morte, e não a lei do país onde ele faleceu.
Esta questão pode ter pegadinhas, especialmente ao confundir a aplicação da lei do local de nascimento com a do domicílio. Sempre preste atenção aos detalhes que diferenciam o local de nascimento, domicílio e localização do bem.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
A) A lei do país em que for DOMICILIADA a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família. (Art. 7º)
B) Realizando‑se o casamento no Brasil, será aplicada a lei BRASILEIRA quanto aos impedimentos dirimentes e às formalidades da celebração. (Art. 7º, § 1º)
C) Para qualificar os bens e regular as relações a eles concernentes, aplicar‑se‑á a lei do país em que estiverem situados. (Art. 8º)
D) Para qualificar e reger as obrigações, aplicar‑se‑á a lei do país em que SE CONSTITUÍREM. (Art. 9º)
E) A sucessão por mort3 obedece à lei do país em que DOMICILIADO o defunt0, qualquer que seja a natureza e a situação dos bens. (Art. 10)
ADENDO
Noções Gerais - LINDB
⇒ A LINDB é uma legislação anexa ao Código Civil, porém autônoma, tendo caráter universal se aplicando a todos os ramos de direito. (chamada de lex legum → um conjunto de normas sobre normas)
- Nascida em 1942, em 2010 teve relevante mudança de nomenclatura: “Lei de Introdução ao Código Civil” → LINDB.
- É considerada como um conjunto de normas preliminares sobre as normas que disciplinam as normas jurídicas, pois determinam seu modo de aplicação e entendimento, no tempo e no espaço.
Art. 8 Para qualificar os bens e regular as relações a eles concernentes, aplicar-se-á a LEI DO PAÍS EM QUE ESTIVEREM SITUADOS. MPE-RS - 2023 - MPE-RS - Promotor de Justiça/ Quadrix - 2024 - CRMV-SE - Advogado /
Deixe o termo "nascimento" só para a CF/88 e seja feliz.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo