Silvio, 15 anos, procurou a coordenação pedagógica de sua es...
Silvio, 15 anos, procurou a coordenação pedagógica de sua escola para relatar que vem sofrendo bullying por parte de colegas, que zombam de seu sotaque nordestino.
Uma intervenção de mediação escolar nessa situação terá como característica
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: A distinção central estava entre mediação e outras formas de resposta ao conflito: a questão exigia reconhecer a atuação de um terceiro que apenas facilita o diálogo, sem decidir nem punir, o que conduz ao gabarito D.
- Se a alternativa disser que o terceiro decide, julga ou arbitra, não é mediação.
- Se a alternativa focar em punir, incriminar ou sancionar, ela descreve medida disciplinar, não a característica essencial da mediação.
- Se a alternativa trouxer campanha, palestra ou ação educativa ampla, ela pode ser preventiva, mas não define mediação de conflito concreto.
- Em questões sobre mediação, procure a ideia de facilitação do diálogo para solução construída pelos próprios envolvidos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D
Uma forma autocompositiva é aquela em que as próprias pessoas envolvidas em um problema resolvem a questão conversando e chegando a um acordo, destacando-se a mediação, a conciliação e a negociação.
A mediação escolar é uma prática de resolução de conflitos em que um mediador imparcial facilita o diálogo entre as partes para que elas próprias encontrem uma solução para o problema (autocomposição).
Letra D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo