Assinale a alternativa cuja concordância verbal obedece às ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (23)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Concordância verbal.
A questão exige identificar a alternativa cuja concordância verbal está conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa. Concordância verbal é a relação de flexão do verbo conforme o sujeito, seguindo as regras prescritas pela gramática normativa. Uma leitura atenta do sujeito e das regras para casos especiais é fundamental nesse tipo de questão.
Alternativa correta: E) "A maioria dos moradores gostam de passear na Lagoa do Taquaral."
Justificativa: Segundo a gramática (Cunha & Cintra), expressões partitivas como “a maioria de” admitem que o verbo concorde tanto com o núcleo ("maioria", singular: gosta) quanto com o complemento ("moradores", plural: gostam). Portanto, a frase no plural está correta.
Análise das alternativas incorretas:
A) "Não podem haver rasuras..."
Erro: O verbo haver (existir) é impessoal e permanece no singular. O correto seria: "Não pode haver rasuras..."
B) "Águas de Lindóia estão..."
Erro: Nomes próprios plurais de cidades têm verbo no singular. Correto: "Águas de Lindóia está..."
C) "Cerca de 20% da mata foi destruído."
Erro: O verbo e o particípio devem concordar com "mata", feminino singular. Correto: "foi destruída"
D) "Deve ter entrado... mais de duzentas pessoas."
Erro: O verbo deve concordar com “pessoas” (plural): "Devem ter entrado..."
Dicas para concursos: Fique atento a:
- Verbos impessoais (“haver” no sentido de existir)
- Nomes próprios no plural
- Expressões partitivas (“maioria de”, “parte de”)
- Sujeitos formados por porcentagens e expressões numerais
Segundo Bechara, a dupla possibilidade da concordância em partitivas é fenômeno aceito pela norma culta.
Resumo: Só a alternativa E) segue perfeitamente a norma-padrão, refletindo o emprego correto em exames e documentos oficiais, como recomenda o Manual de Redação da Presidência da República.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO E
(a) Não PODE HAVER rasuras na prova de redação
(b) Àguas de Lindóia ESTÁ a 180 km de São Paulo
(c) Cerca de 20% da mata foi DESTRUÍDA
(d) DEVEM ter entrado, no teatro, mais de duzentas pessoas
(e) A maioria dos moradores gostam de passear na lagoa do Taquaral
"A MAIORIA SAIU" ou "A MAIORIA SAÍRAM".
/
A forma correta de concordar os sujeitos coletivos é a primeira: a maioria saiu. Isso porque o verbo sempre deve estar concordando gramaticalmente com o núcleo do sujeito, mesmo que esse dê a ideia de plural, como ocorre com os coletivos.
Mas, a regra pode mudar caso o coletivo venha especificado. Nesta forma, o verbo pode vir tanto no singular quanto no plural.
Confira os exemplos:
A multidão (sujeito) aplaudiu (verbo) com entusiasmo os músicos da orquestra – é coletivo, sendo assim o verbo deve ser escrito no singular
A multidão de fanáticos torcedores (sujeito) comemorou (comemoraram) (verbo) o gol do atacante– é coletivo especificado, sendo assim o verbo pode ser escrito no singular ou no plural.
FONTE: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/duvidas-portugues/2015/07/23/a-maioria-saiu-ou-a-maioria-sairam/
Por que "Águas de Lindóia está longe", se "Os Estados Unidos são um país rico"?
Leonardo Soares, acredito que se a frase inciasse com "As Águas de Lindóia" aí sim o verbo iria para o plural. O bizú é o artigo.
Gabarito: letra e.
O que faz a alternativa b ser incorreta é a existência de uma regra gramaticial que diz que quando não houver artigo antes do sujeito, o verbo ficará no singular, caso haja artigo, e esse esteja no plural, consequentemente o verbo irá para o plural.
Fonte: A Gramática para Concursos Públicos, de Fernando Pestana.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo