Os últimos índices do IBGE assinalam que temos, hoje, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q947045 Português

      Os últimos índices do IBGE assinalam que temos, hoje, no Brasil, entre desempregados e desistentes de buscar empregos, cerca de 66 milhões de brasileiros. (...) Chegamos ao futuro e o Brasil não espelha a grandeza da pátria. Além dos 66 milhões de desempregados, o Brasil apresenta, qualquer que seja o parâmetro utilizado, um dos maiores índices de desigualdade econômica e social do mundo. O tal índice de Gini, aqui virou a Geni, codinome do povo brasileiro, que de uns tempos para cá só recebe pedrada.

ADHEMAR BAHADIAN. Os bestializados, Jornal do Brasil, 5 ago. 2018. Disponível em: http://www.jb.com.br/artigo/noticias/2018/08/05/os-bestializados/. Acesso em 05 ago. 2018.


Nesse fragmento de texto, o autor se vale de recursos por meio dos quais se

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta, que envolve principalmente interpretação de texto. O fragmento discutido busca entender como o autor utiliza diferentes recursos textuais para comunicar suas ideias.

Tema principal: O tema central da questão é a intertextualidade, que é a relação entre textos, onde um texto dialoga ou se refere a outro.

Alternativa Correta: D - A alternativa correta é a que indica que o autor "estabelece relações com outros textos pré-existentes". O texto menciona conceitos como o "índice de Gini" e faz uma alusão cultural através do nome "Geni", criando uma relação entre diferentes contextos e referências, que são compreendidos por aqueles que têm conhecimento desses outros textos ou contextos.

Por que as alternativas estão incorretas:

  • A - "Explica a partir de outros textos pré-existentes": Esta alternativa não é correta, pois o autor não está explicando conceitos utilizando textos prévios. Em vez disso, ele menciona índices e alude a referências culturais.
  • B - "Estabelece uma relação de causa com outro texto pré-existente": Não há uma relação causal direta com um texto específico. O texto não sugere que um texto anterior leva diretamente às conclusões ou observações feitas.
  • C - "Conclui a respeito de outro texto pré-existente": Novamente, o texto não chega a uma conclusão com base em outro texto. Ele usa referências como parte de uma crítica social e econômica.

Dica para questões futuras: Ao lidar com questões de interpretação, especialmente aquelas envolvendo intertextualidade, sempre procure por referências cruzadas, alusões culturais ou qualquer citação que possa vincular o texto a outras obras ou contextos. Essas são pistas valiosas para entender o sentido mais profundo do texto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D.


Estabelece uma relação com mais de um texto: IBGE e seus dados e também com o índice de Gini, logo alternativa correta letra "D."

Além do próprio hino nacional, em "Chegamos ao futuro e o Brasil não espelha a grandeza da pátria."

alem da música geni e o zepelim de chico buarque de holanda

Não é o autor que “se explica” e sim a relação dos recursos utilizados com outros textos.

“o autor se vale de recursos por meio dos quais se":

A) explica a partir de outros textos pré-existentes. É DIFERENTE DE ...

D) estabelecem relações com outros textos pré-existentes. CORRETO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo