Em unidade básica de saúde, dois usuários com diabetes melli...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3859309 Enfermagem

Em unidade básica de saúde, dois usuários com diabetes mellitus fazem uso de insulina NPH, administrada pela manhã, proveniente do mesmo lote e com prescrição idêntica. Apesar de orientações padronizadas, observa-se evolução clínica divergente:


1. o primeiro paciente apresenta episódios recorrentes de hipoglicemia no período vespertino, sem alterações dietéticas;


2. o segundo mantém hiperglicemias persistentes no mesmo intervalo, apesar de adesão referida ao tratamento.


Ambos armazenam o frasco na porta do refrigerador e realizam agitação vigorosa do frasco imediatamente antes da aspiração. Não há falhas evidentes na técnica de aplicação nem uso concomitante de fármacos hipoglicemiantes adicionais.


À luz dos fundamentos farmacotécnicos da insulina NPH, infere-se que: 

Alternativas