A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3057334 Redação Oficial
A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser  empregado com vários sentidos. Sobre seu uso na comunicação oficial, é CORRETO afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

1. Tema central

Esta questão aborda o uso do e-mail como meio de comunicação oficial na administração pública. O tema é relevante porque o e-mail se tornou ferramenta comum no serviço público e exige o cumprimento de normas para garantir a oficialidade e a padronização dos documentos.

2. Resumo teórico

O Manual de Redação da Presidência da República e orientações de órgãos como a Controladoria-Geral da União determinam que o e-mail institucional deve seguir padrões semelhantes aos demais documentos oficiais, inclusive quanto à identificação do remetente. Isso inclui o nome completo, cargo, unidade, órgão e telefone, garantindo autenticidade e facilitando o contato.

3. Justificativa da alternativa correta

A - Corretíssima! Adotar um padrão de assinatura, com informações completas do remetente, é prática recomendada e prevista em normas oficiais (Ex: MRPR, 2023, seção 9.2). Isso auxilia na identificação, confere credibilidade à mensagem e facilita o retorno da comunicação.

4. Análise das alternativas incorretas

B - Incorreta. O e-mail pode sim ser documento oficial e, nesses casos, deve adotar linguagem formal, assim como um ofício. A diferença está no meio, não no grau de formalidade.

C - Errada. O e-mail se popularizou por ser rápido e de baixo custo, não por alto custo. Essa inversão é uma "pegadinha" comum em provas.

D - Incorreta. O uso de vocativo ("Senhor", "Prezada Senhora") é adequado em e-mails oficiais, principalmente quando o destinatário é de outra instituição ou desconhecido. O item afirma o contrário, contrariando a norma.

5. Estratégias de interpretação

Leia com atenção termos absolutos, como “não utilizar” ou “alto custo”, pois costumam indicar erro ou exagero. Lembre-se de que a linguagem formal, identificação adequada e padronização são pilares dos documentos oficiais, inclusive no meio eletrônico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. A

A alternativa CORRETA é: A

Sugere-se que todas as instituições da administração pública adotem um padrão de texto de assinatura. A assinatura do e-mail deve conter o nome completo, o cargo, a unidade, o órgão e o telefone do remetente.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República e boas práticas na administração pública, os e-mails institucionais devem seguir padrões de formalidade semelhantes aos dos documentos oficiais. Isso inclui:

  • Uso de linguagem formal, especialmente quando o e-mail representa comunicação oficial.
  • Inclusão de vocativo adequado (ex: "Senhor Diretor", "Prezada Senhora").
  • Uma assinatura padronizada contendo informações claras sobre quem enviou a mensagem, como nome completo, cargo, unidade, órgão e telefone.

B) Incorreta – O e-mail, quando usado em contexto oficial, pode sim ser comparável a um ofício, inclusive exigindo linguagem formal.

C) Incorreta – O e-mail se popularizou pela baixa e não pelo alto custo.

D) Incorreta – Quando o e-mail é enviado a pessoas de outras instituições ou desconhecidos, deve-se usar o vocativo adequado, como "Senhor" ou "Senhora", seguindo o padrão dos demais documentos oficiais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo