Conforme o Estatuto Nacional da Igualdade Racial, um dos obj...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3195466 Legislação Federal
Conforme o Estatuto Nacional da Igualdade Racial, um dos objetivos do Sinapir é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

1. Interpretação do Enunciado:

A questão trata dos objetivos do Sinapir, sistema previsto no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010). O objetivo é identificar qual alternativa corresponde corretamente a uma de suas finalidades legais.

2. Legislação Aplicável:

Lei 12.288/2010 - Estatuto da Igualdade Racial:

Art. 48, IV – “São objetivos do Sinapir: (...) IV - articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da igualdade étnica.”

3. Tema Central e Conhecimento Exigido:

O assunto exige conhecimento sobre o Sinapir – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – e compreensão de seus objetivos. Saber diferenciar sua função de outras atividades públicas é fundamental para acertar a questão.

4. Exemplo Prático:

Se um município desenvolve um plano local para combater o racismo, recebendo apoio do Sinapir, está atuando exatamente conforme o objetivo legal: articular ações pela igualdade étnica.

5. Justificativa da Alternativa Correta:

Alternativa EArticular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da igualdade étnica – corresponde literalmente ao inciso IV do art. 48 do Estatuto. Por isso, está correta.

6. Crítica às Incorretas:

A) Campanhas sobre meio ambiente não têm relação com o Sinapir.

B) Fiscalizar comércio ou tarifas alfandegárias é atribuição da Receita Federal, não do Sinapir.

C) Segurança alimentar e combate à fome são políticas sociais de outro ramo.

D) Erradicação de doenças em outros países é política internacional, não objetivo do Sinapir.

7. Estratégia de Prova:

Observe termos-chave como “promoção da igualdade étnica” e relacione diretamente com os objetivos do Estatuto. Pegadinhas frequentes associam Sinapir a temas genéricos ou fora do escopo racial – fique atento!

8. Doutrina:

Silvio Luiz de Almeida, em Racismo Estrutural, enfatiza a necessidade de políticas públicas específicas, como as do Sinapir, para a igualdade racial estruturante.

Dica Motivacional:

Domine o texto legal e pratique a leitura atenta. Assim, você estará cada vez mais preparado para acertar questões desse estilo!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Estatuto da Igualdade Racial - Lei 12.288/10

Art. 47. É instituído o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) como forma de organização e de articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no País, prestados pelo poder público federal.

O Estatuto Nacional da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010) instituiu o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) com o objetivo de promover a igualdade étnico-racial e combater a discriminação racial no Brasil.

Dentre os objetivos do Sinapir, destaca-se a articulação de planos, ações e mecanismos voltados à promoção da igualdade étnica, conforme expresso no artigo 4º do Estatuto:

> Art. 4º O Sinapir tem por finalidade formular e implementar políticas públicas de promoção da igualdade racial, bem como articular e monitorar as ações e os programas de órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal, e da sociedade civil, voltados para a promoção da igualdade de oportunidades e o combate à discriminação racial e outras formas de intolerância.

Gab: Letra E

GABARITO: E.

Conforme o Estatuto Nacional da Igualdade Racial (Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010), o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) é instituído como uma forma de organização e articulação voltadas à implementação de políticas e serviços para superar as desigualdades étnicas no país.

De acordo com o Art. 48 do Estatuto, um dos objetivos do Sinapir é:

  • IV - articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da igualdade étnica.

Comparando com as alternativas apresentadas:

  • A - Realizar e executar campanhas educacionais voltadas para a preservação do meio ambiente. - Este objetivo não está previsto no Estatuto da Igualdade Racial como sendo do Sinapir.
  • B - Fiscalizar o comércio internacional e regulamentar tarifas alfandegárias. - Esta função não está relacionada aos objetivos do Sinapir conforme o Estatuto.
  • C - Promover a segurança alimentar e combater a fome. - Embora importante, este não é um objetivo primário do Sinapir dentro do Estatuto da Igualdade Racial.
  • D - Erradicar doenças transmissíveis em países em desenvolvimento. - Esta é uma meta de saúde global e não um objetivo específico do Sinapir no contexto da lei brasileira.
  • E - Articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da igualdade étnica. - Esta alternativa corresponde diretamente a um dos objetivos do Sinapir estabelecidos no Art. 48, inciso IV do Estatuto Nacional da Igualdade Racial.

Portanto, a alternativa correta é a E.

Do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR)

Art. 48. São objetivos do Sinapir:

I – promover a igualdade étnica e o combate às desigualdades sociais resultantes

do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas;

II – formular políticas destinadas a combater os fatores de marginalização e a

promover a integração social da população negra;

III – descentralizar a implementação de ações afirmativas pelos governos

estaduais, distrital e municipais;

IV – articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da igualdade

étnica;

V – garantir a eficácia dos meios e dos instrumentos criados para a implementação

das ações afirmativas e o cumprimento das metas a serem estabelecidas.

ALTERNATIVA E.

A alternativa correta é:

E) Articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da igualdade étnica.

O Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), previsto no Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010), tem como objetivo coordenar e implementar políticas públicas voltadas à promoção da igualdade étnico-racial, combatendo discriminações e ampliando oportunidades para grupos historicamente marginalizados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo