O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN Prova: CESPE - 2018 - IPHAN - Técnico I - Área 1 |
Q928209 Sociologia
    A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a “descoberta das comunidades quilombolas”, devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: <www.palmares.gov.br> (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que segue.


A antropologia brasileira incorporou o debate acerca das interseções de gênero, raça e classe surgido no âmbito do feminismo negro norte-americano da década de 70, época em que o movimento negro brasileiro começou a redescobrir as comunidades quilombolas.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!