Analise as frases abaixo: 1. Ontem, quebraram os vidros do ...
Analise as frases abaixo:
1. Ontem, quebraram os vidros do prédio.
2. Está chovendo muito nesta manhã.
3. No dia seguinte, publicaram-se as fotos.
Assinale a alternativa que classifica de forma correta, os sujeitos das frases numeradas
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Classificação do sujeito
Esta questão aborda um conceito fundamental em sintaxe: a identificação correta dos diferentes tipos de sujeito nas orações, conforme a norma-padrão. Essa habilidade é essencial para quem presta concurso de Agente Administrativo, pois demonstra domínio da estrutura das sentenças — cobrando conhecimento de regras normativas, como as definidas por Bechara e Celso Cunha & Lindley Cintra.
Justificativa da alternativa correta (E):
1. “Ontem, quebraram os vidros do prédio.”
O verbo “quebraram” está na 3ª pessoa do plural sem indicar o agente da ação. Assim, temos um sujeito indeterminado.
Como explica Evanildo Bechara: “Quando o verbo aparece na 3ª pessoa do plural sem referência explícita ao agente, trata-se de sujeito indeterminado”.
2. “Está chovendo muito nesta manhã.”
O verbo “chover” é impessoal por indicar fenômeno da natureza. Oração sem sujeito (sujeito inexistente). Não há núcleo, nem agente da ação.
3. “No dia seguinte, publicaram-se as fotos.”
Temos aqui voz passiva sintética (partícula apassivadora “se”) e “as fotos” é o sujeito paciente (quem sofre a ação). Assim, sujeito simples (núcleo: “fotos”).
Análise das alternativas incorretas:
- A e B: Erram ao considerar sujeito composto na frase 1. Não há dois núcleos, nem enumeração.
- B e C: Erram ao atribuir “indeterminado” ou “oculto” ao sujeito do verbo “chover”, que é fenômeno da natureza, logo, sujeito inexistente.
- D: Trata “está chovendo” como sujeito simples e “publicaram-se as fotos” como sujeito oculto, o que está incorreto, pois acabamos de explicar ambos os casos.
Dica de prova: Fique atento a pegadinhas que confundem sujeito indeterminado (ações sem agente definido) com sujeito inexistente (verbo impessoal, como “chover”, “haver” no sentido de existir, “fazer” indicando tempo).
Portanto, alternativa E é a correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1. Ontem, quebraram os vidros do prédio.
- (Alguém) = INDETERMINADO
2. Está chovendo muito nesta manhã.
- Fenômeno da natureza = INEXISTENTE
3. No dia seguinte, publicaram-se as fotos.
- Sujeito: "as fotos" = SUJEITO SIMPLES
Alternativa E
fotos são publicadas
gab. letra E
=> sujeito indeterminado vem normalmente na 3° pessoa do plural.
(eles) quebraram os vidros
alguém quebrou, mas não se sabe quem
=> fenomenos da natureza nao tem sujeito:
Está chovendo muito nesta manhã (sujeito nao existe)
=> sujeito simples:
publicaram-se (particula apassivadora) as fotos (sujeito simples)
é o mesmo que dizer: as fotos foram publicadas (quem foi publicada? as fotos)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo