A respeito do texto, assinale a afirmativa correta.
Comunidades tradicionais apresentam artesanato tocantinense na 19ª Agrotins
A diversidade do artesanato do Tocantins produzido de forma sustentável pelas mãos talentosas dos artesãos das comunidades tradicionais encanta pela delicadeza, criatividade e originalidade. [...]
No estande da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), os artesãos de várias regiões do estado estão expondo e comercializando as peças produzidas com capim dourado, sementes, madeira, bucha vegetal, além de biojoias. No local, também estão em exposição: a famosa paçoca de carne de sol do município de Arraias, o biscoito amor perfeito da cidade de Natividade, licores com frutos do Cerrado.
[...]
Para o presidente da Adetuc, Tom Lyra, a Agrotins representa uma vitrine para que os visitantes conheçam nossos potenciais turísticos e culturais. “A feira atrai milhares de visitantes, sendo uma grande oportunidade para apresentarmos nossos roteiros turísticos, além do artesanato e as manifestações culturais do nosso estado, o que fomenta a economia criativa, gerando mais empregos e renda”, enfatizou.
[...]
(Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/05/08/comunidades-tradicionais-apresentam-artesanato-tocantinense. Acesso em 21/05/2019.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado – Interpretação de Texto
Tema central: Análise da estrutura de textos expositivos. Esta questão avaliou sua capacidade de identificar se o texto apresentado segue a organização clássica esperada em textos expositivos (introdução, desenvolvimento e conclusão), habilidade essencial para prova de Assistente em Administração.
Justificativa da alternativa correta – Letra B:
A alternativa B está correta porque o texto apresenta, mesmo que adaptado, uma sequência clássica de texto expositivo:
- Introdução: O primeiro parágrafo apresenta o tema central (artesanato e comunidades tradicionais do Tocantins).
- Desenvolvimento: O segundo parágrafo aprofunda informando sobre exposição e comercialização dos produtos.
- Conclusão: O trecho finaliza com o presidente destacando a importância da feira para a divulgação cultural.
Segundo a “Nova Gramática do Português Contemporâneo” (Cunha & Cintra), textos expositivos seguem exatamente essa estrutura para garantir clareza e objetividade.
Análise das alternativas incorretas:
A) Errada. O presidente da Adetuc considera a Agrotins uma “vitrine”, mas não afirma que seja a única possibilidade de divulgar os potenciais turísticos e culturais. Palavras superlativas como “única” podem ser pegadinha comum em concursos.
C) Errada. “Mãos talentosas” valoriza e evidencia o trabalho dos artesãos, não desvia a atenção do papel das comunidades tradicionais. Pelo contrário, reforça a qualidade e o envolvimento das pessoas.
D) Errada. O texto menciona expressamente “expondo e comercializando”, isto é, os produtos estão disponíveis para venda. A alternativa faz uma negação infundada diante da informação explícita.
Estratégias para evitar erros:
- Procure identificar palavras absolutas (único, nunca, sempre), muitas vezes sinais de alternativas erradas.
- Leia atentamente o texto e relacione as informações de cada parágrafo à função estrutural (introdução, desenvolvimento, conclusão).
Em concursos, reconhecer a organização textual é essencial para diferenciar alternativas corretas de pegadinhas, seguindo o que preconizam autores como Bechara e Cunha & Cintra.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
A) O presidente da Adetuc considera a Agrotins a única possibilidade de publicizar os potenciais turísticos e culturais do estado. → a Agrotins representa uma vitrine → "VITRINE"simboliza "vastidão", A Agrotins é apenas uma em outras possibilidades.
B) Apesar de terem sido extraídas algumas partes do texto original, pode-se considerar que este adaptado configura a ordem clássica de textos expositivos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
C) No primeiro parágrafo, o emprego da expressão mãos talentosas desvia a atenção do leitor em relação ao trabalho das comunidades tradicionais. → incorreto: A diversidade do artesanato do Tocantins produzido de forma sustentável pelas mãos talentosas → desvia a atenção em relação a capacidade dos artesãos e não em relação direta com o trabalho em si.
D) No segundo parágrafo, está excluída a possibilidade de os artigos produzidos pelos artesãos serem vendidos aos visitantes da Agrotins. → incorreto: estão expondo e comercializando as peças produzidas → comercializar = vender.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo