No treinamento de irrigação endodôntica, um colega comenta ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4139450 Odontologia
No treinamento de irrigação endodôntica, um colega comenta como se agentes químicos auxiliares tivessem o mesmo papel na limpeza e no controle microbiano. Sobre substâncias químicas auxiliares, analise as afirmativas.

I. A clorexidina oferece dissolução de tecido orgânico e remoção da camada de detritos (smear layer), o que a coloca no mesmo patamar do hipoclorito como agente químico auxiliar.
II. O hipoclorito de sódio apresenta capacidade de dissolução de tecido orgânico e ação antimicrobiana ampla, modulada por concentração, volume, tempo, temperatura e renovação.
III. O ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) atua por saponificação do componente orgânico e amplia a dissolução de polpa residual, servindo como principal agente para remoção de tecido.
IV. A associação de clorexidina com hipoclorito gera mistura estável e melhora a limpeza química, mantendo dentina com melhor selamento e menor alteração de cor.
V. O ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) atua na fração inorgânica da camada de detritos (smear layer) e favorece exposição de túbulos, ampliando penetração de irrigantes e seladores.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas