A Organização Mundial da Saúde declarou, em julho de 2022, a monkeypox, uma emergência de saúde pública
de importância internacional. De acordo com o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE
monkeypox), fazem parte das atribuições do enfermeiro: