Em um ambulatório de ultrassonografia foi realizado estudo ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão explora a relação entre achados dopplerfluxométricos na artéria vertebral e a fisiopatologia de estenoses arteriais, ponto essencial para a atuação do médico radiologista na investigação de doenças vasculares cervicais.
Justificativa da alternativa correta (C):
A presença de "incisura mesossistólica" no espectro Doppler da artéria vertebral esquerda é indicador típico de estenose proximal da artéria subclávia esquerda. Isso ocorre porque, quando há obstrução na porção proximal da subclávia, o aporte sanguíneo ao território vertebral sofre queda abrupta durante a sístole, gerando o entalhe característico na curva espectral. Este achado é considerado um marcador precoce do fenômeno de roubo da subclávia, podendo anteceder a inversão do fluxo da artéria vertebral.
Conforme revisões como UpToDate, “a incisura mesossistólica na onda da vertebral sugere estenose significativa da artéria subclávia proximal à origem da artéria vertebral”.
Análise das alternativas incorretas:
A) Distal da artéria vertebral esquerda: Estenoses distais da artéria vertebral não provocam a incisura mesossistólica no espectro, pois não alteram o fluxo de maneira significativa no ponto examinado.
B) Artéria carótida interna esquerda: Estenose em carótida interna não afeta o padrão de fluxo da artéria vertebral, pois são sistemas arteriais distintos no pescoço. A curva da vertebral permaneceria inalterada.
D) Proximal da artéria carótida comum esquerda: Pelo mesmo motivo acima, alterações na carótida comum não geram alterações típicas no fluxo da artéria vertebral.
Dicas de prova: Atenção aos termos anatômicos e à lógica fisiopatológica! Pegadinhas clássicas envolvem distrações com artérias vizinhas, mas a presença de incisura mesossistólica sempre remete à estenose proximal subclávia, principalmente ipsilateral ao achado.
De acordo com a obra ‘Doppler Vascular – Princípios e Aplicações’ (W. Zwiebel): “Quando a estenose está na subclávia próxima à origem da vertebral, pode-se observar incisura mesossistólica nesta última”.
Conclusão: A alternativa C está correta pois traduz de forma fidedigna o mecanismo fisiopatológico subjacente ao achado doppler descrito. Saber associar padrões espectrais à anatomia vascular é habilidade-chave para o radiologista em concursos e na prática clínica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo