A “questão social”, ao se colocar na ordem política e econôm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3035615 Serviço Social
A “questão social”, ao se colocar na ordem política e econômica como consequência da sociedade capitalista, exige uma modalidade de intervenção que se traduziu em um conjunto de atos e instituições que deram origem aos sistemas de proteção social.
Para Almeida e Alencar (2011), esses sitemas de proteção social são caracterizados por ações compensatórias voltadas para o(a):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - cobertura dos riscos do trabalho e a manutenção da renda

Tema Central: A questão aborda os sistemas de proteção social no contexto da sociedade capitalista, refletindo sobre como esses sistemas respondem às necessidades geradas pela "questão social". Esta é uma problemática complexa que envolve desigualdades e desafios gerados pela estrutura econômica vigente.

Resumo Teórico: No capitalismo, a "questão social" refere-se a problemas como pobreza, desemprego e desigualdade. Os sistemas de proteção social surgiram para mitigar esses problemas, oferecendo segurança para os cidadãos frente aos riscos sociais, como desemprego, doenças e acidentes laborais.

Segundo Almeida e Alencar (2011), essas proteções são focadas em ações compensatórias que cobrem riscos associados ao trabalho e garantem a manutenção da renda. Isso inclui políticas como seguro-desemprego, previdência social e assistência social.

Justificação da Alternativa Correta (D): A alternativa D é correta porque os sistemas de proteção social são essencialmente projetados para proteger os trabalhadores contra os riscos como acidentes, doenças, desemprego e velhice, garantindo que possam manter alguma forma de renda. Isso está alinhado com a função primordial desses sistemas, conforme discutido por Almeida e Alencar.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - empobrecimento causado pela precariedade dos vínculos laborais: Esta alternativa está parcialmente correta, mas é muito específica. Embora o empobrecimento seja uma preocupação, os sistemas de proteção social visam uma cobertura mais ampla dos riscos.

B - constituição de um mercado de trabalho para os assistentes sociais: Esta alternativa confunde a função dos sistemas de proteção social com o mercado de trabalho dos assistentes sociais. Os sistemas visam proteger os cidadãos, não criar emprego em setores específicos.

C - pragmatismo em resolver as demandas colocadas pelo proletariado: Embora exista uma relação, a alternativa não representa a principal característica dos sistemas de proteção social, que é a proteção de riscos econômicos e sociais.

E - evolução das formas de ajuda para a população carente: Similar à A, esta alternativa é restritiva e não aborda o papel dos sistemas de proteção social em termos de cobertura de riscos e manutenção de renda.

Estratégias para Interpretação: Ao interpretar questões como essa, procure sempre identificar a função principal do conceito discutido. Os sistemas de proteção social têm um papel específico de segurança e renda, o que pode ajudar a distinguir a alternativa correta. Ler atentamente cada opção e relacioná-la com a teoria pode facilitar a eliminação de alternativas incorretas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D

VAMOS COBRAR COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES DO QCONCURSOS. QUESTÃO OBSCURA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo