“Por que a gente tem que ter três, quatro poetas?” (Marco L...
Assinale a alternativa que apresenta uma forma reescrita correta do pensamento acima.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A questão cobra a distinção funcional entre “por que”, “porque”, “por quê” e “porquê”. Como o enunciado original é interrogativo e a reescrita desloca a expressão interrogativa para o fim da pergunta, aplica-se a regra de uso de “por quê” em final de oração interrogativa; por isso, a forma correta é “A gente tem que ter três, quatro poetas por quê?”.
- Se a expressão estiver no fim de uma pergunta, verifique primeiro se o correto é “por quê”.
- Não use “porque” para formular pergunta direta; essa forma tem valor conjuntivo explicativo ou causal.
- Quando a palavra funcionar como substantivo, a forma é “porquê”, e não “por que” nem “por quê”.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo