Mulher, 41 anos, previamente saudável, apresenta hipertensão...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3827709 Medicina

Mulher, 41 anos, previamente saudável, apresenta hipertensão arterial de início recente, com valores persistentes em torno de 170–180 x 100–110 mmHg, apesar do início de terapia com um bloqueador de canal de cálcio e um inbidor da ECA.


Refere episódios de sudorese fria, ansiedade intensa súbita, cefaleia pulsátil, e palpitações irregulares, geralmente precipitados por mudança de posição ou durante evacuação. Nega tabagismo, e a função renal é normal. Exames iniciais mostram:


Potássio: 4,3 mEq/L.


Sódio: 140 mEq/L.


Creatinina: 0,7 mg/dL.


TSH: normal.


ECG: extrassístoles supraventriculares frequentes.


Cintilografia de tireoide: normal.



Entretanto, o médico nota que as metanefrinas plasmáticas estão limítrofes e que os episódios hipertensivos são muito irregulares, com períodos de pressão arterial normal entre as crises. A paciente também relata que, há meses, percebe nódulos indolores nos lábios e episódios de diarreia esporádica.


Qual etiologia deve ser fortemente considerada como causa da hipertensão dessa paciente?

Alternativas