Leia o trecho inicial de matéria “Alerj aprova projeto para ...
Leia o trecho inicial de matéria “Alerj aprova projeto para promover como oficial majores bombeiros com 22 anos de serviço”, disponível no site da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (09/12), em discussão única, o Projeto de Lei nº 6.806/2025, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a promoção por tempo de serviço para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), atualizando a Lei nº 880/1985 (Estatuto dos Bombeiros Militares). A medida segue para sanção ou veto do governador.
O parágrafo acima é um exemplo de
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tendi nada com nada.....
Sub-lead: É um parágrafo que vem logo após o lead principal. Ele serve para complementar as informações que não couberam na abertura, detalhando dados secundários, mas ainda importantes, antes de o corpo do texto começar de fato.
Lead narrativo: Diferente do modelo tradicional, este lide começa contando uma pequena história ou descrevendo uma cena. O objetivo é humanizar a notícia ou criar um clima emocional para envolver o leitor, sendo muito comum em grandes reportagens e perfis, em vez de notícias curtas e urgentes.
Lead clássico: É o padrão "feijão com arroz" do jornalismo. Ele tenta responder, logo de cara, às seis perguntas fundamentais: Quem? O quê? Onde? Quando? Como? Por quê? É direto, objetivo e focado na informação bruta.
Nariz de cera: Este é um termo pejorativo nas redações. Significa uma introdução longa, vaga e irrelevante que demora para chegar ao assunto principal. É aquele parágrafo que "enche linguiça" com frases feitas ou contextos desnecessários antes de dar a notícia de verdade. Em concursos, geralmente é a resposta quando o texto enrola muito para dizer o que aconteceu.
Lead flash: É o lide da urgência máxima. Geralmente é composto por uma única frase curta, direta e impactante. É muito utilizado em breaking news (notícias de última hora) para dar o fato principal da maneira mais rápida possível.
Tive que pedir explicações para o gemini, nunca tinha visto isso cair em uma prova.
Pra não zerar eim, pessoal.
Contem ironia,
desespero,
angustia,
impotencia,
...
revisar
A questão deveria ter sido classificada como de Comunicação Social, não Português.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo