Leia o caso a seguir. Gestante de 24 semanas de gestação ap...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3573188 Medicina

Leia o caso a seguir.


Gestante de 24 semanas de gestação apresenta teste de tolerância a glicose (75 g) com glicemia de jejum = 92 mg/dL, de uma hora = 186 mg/dL e de duas horas = 160 mg/dL.


Diante desse quadro, a conduta inicial é

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Diabetes gestacional – diagnóstico e conduta inicial em gestantes com glicemia alterada no teste oral de tolerância à glicose (TOTG 75g).

Justificativa da alternativa correta (D):

O manejo inicial do diabetes gestacional é não farmacológico, com foco em dieta hipoglicêmica e atividade física. Segundo a Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes – 2024:

"O tratamento não farmacológico deve ser a primeira medida, sendo insulina e metformina opções subsequentes caso não haja controle adequado."

Desta forma, iniciar com alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas (seguras para gestantes) visa controlar a glicemia e prevenir complicações. Apenas quando estas medidas forem insuficientes, avalia-se intervenção farmacológica.

Análise das alternativas incorretas:

A) dieta hipocalórica, atividade física e metformina: Errado. “Dieta hipocalórica” não é recomendação para gestantes, pois pode prejudicar o crescimento fetal. Além disso, metformina não é primeira escolha.

B) dieta hipoglicêmica e insulina: Inadequado. Insulina é reservada para falha das medidas comportamentais ou presença de hiperglicemia grave.

C) dieta hipoglicêmica e metformina: Incorreto. Metformina é considerada segura na gestação, porém também não é conduta inicial. Sempre se tenta controle com dieta/atividade física primeiro.

Dicas para a prova: Observe termos-chave como “conduta inicial”, “primeiro passo” – eles direcionam à resposta baseada em etapas de tratamento. Pegadinhas comuns envolvem uso prematuro de medicamentos.

Resumo clínico: Diabetes gestacional é diagnosticado pelo TOTG com qualquer dos seguintes: jejum ≥92 mg/dL, 1h ≥180 mg/dL, 2h ≥153 mg/dL. O tratamento inicial é não farmacológico. Veja a página 140 da Diretriz da SBD 2024 para algoritmos e fluxogramas.

Conclusão: Alternativa D está correta – dieta hipoglicêmica e atividade física são a base do tratamento inicial do diabetes gestacional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo