Quando trabalhado de modo reflexivo, o estudo da
gramática normativa torna-se um recurso para ampliar a
competência comunicativa, fortalecendo a autonomia e a
clareza na produção e interpretação de textos. O trabalho com gramática normativa em sala de aula
revela-se mais coerente com princípios formativos
quando: