“O golpe de 64 marcou, para a história brasileira, um longo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3503887 História
“O golpe de 64 marcou, para a história brasileira, um longo período de 21 anos, onde a política do país ficou sob o controle dos militares que promoveram a instalação de um governo ditatorial e autoritário. A elite, junto com a classe média, apoiou a UDN e o exército, para a promoção de um golpe contra a o governo João Goulart (Jango), sob a justificativa da ameaça comunista. O presidente não reagiu ao golpe, foi deposto e substituído pelo General Castelo Branco. Os acontecimentos de 64 não provocaram mudanças nas estruturas políticas piauienses. Em todo o processo de transição do período democrático para o ditatorial, o governo do Estado estava nas mãos de Petrônio Portela [...].”

(CASTRO, Carlos Félix Ferreira. História do Piauí. Teresina, 2006. p. 44.)

Analise as afirmativas a seguir, que tratam das ditaduras civis-militares na América Latina durante o século XX, com ênfase nos fatores internos e externos envolvidos na ascensão e consolidação desses regimes autoritários, e marque a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

1. Tema central da questão

A questão aborda as ditaduras civis-militares na América Latina no século XX, com foco nos fatores internos e externos que explicam a ascensão e a consolidação desses regimes. Compreender esse tema exige conhecimento da Guerra Fria, influência dos EUA e a articulação entre diferentes governos autoritários latino-americanos.

2. Resumo teórico

Durante a Guerra Fria, muitos países latino-americanos viveram ditaduras militares, apoiadas por setores conservadores internos e, frequentemente, por interesses externos, sobretudo dos Estados Unidos, que temiam a expansão do comunismo. Uma dessas ações coordenadas foi o Plano Condor, aliança de regimes militares do Cone Sul (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia), com apoio logístico dos EUA, que perseguiu, sequestrou e eliminou opositores políticos além das fronteiras nacionais (FONTES: Peter Kornbluh, "The Pinochet File"; documentos desclassificados do National Security Archive).

3. Justificativa da alternativa correta (D)

A alternativa D descreve precisamente o Plano Condor: uma ação transnacional entre as ditaduras do Cone Sul, que contou com apoio dos EUA e visou eliminar opositores em toda a região. Há registros históricos, inclusive documentais, que comprovam essa articulação internacional contra opositores políticos.

4. Análise das alternativas incorretas

A - Incorreta: Ignora a forte colaboração entre regimes autoritários e o envolvimento dos EUA. Os regimes não foram fenômenos isolados.

B - Incorreta: O golpe de 1964 no Brasil também envolveu apoio empresarial e influência dos EUA, e não foi apenas resultado de pressão popular ou espontaneidade militar.

C - Incorreta: Os regimes militares promoveram repressão, censura e violações aos direitos humanos, não a consolidação democrática ou fortalecimento das instituições civis.

E - Incorreta: A CIA atuou ativamente na América Latina, inclusive apoiando golpes e regimes autoritários, como no Chile (1973) e no próprio Brasil (1964).

Dica de interpretação: Identifique termos absolutos ("essencialmente locais", "restrita ao cenário asiático") e reflita se são compatíveis com o contexto histórico. Desconfie de alternativas que minimizam a influência internacional ou ignoram a repressão característica dos regimes militares.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Penso que a alternativa correta seria a "D".

A) Falsa. As ditaduras não foram fenômenos isolados: houve colaboração regional e forte influência dos EUA, especialmente no contexto da Guerra Fria.

B) Falsa. O golpe de 1964 não foi apenas resultado de pressões populares: contou com o apoio da elite empresarial, da mídia, das Forças Armadas e interferência dos EUA, temerosos de um governo de esquerda no Brasil.

C) Falsa. Os regimes militares reprimiram a democracia, violaram direitos humanos e enfraqueceram instituições civis, como o Congresso e a imprensa.

E) Falsa. A CIA atuou diretamente na América Latina, inclusive apoiando golpes (como no Chile em 1973) e monitorando movimentos de esquerda.

(GPT)

gabarito errado

Tá complicado estudar com esses gabaritos errados

VIVA CRISTO REI!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo