“A revolução vitoriosa se investe no exercício do Poder Con...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3411720 História
“A revolução vitoriosa se investe no exercício do Poder Constituinte. Este se manifesta pela eleição popular ou pela revolução. Esta é a forma mais expressiva e mais radical do Poder Constituinte. Assim, a revolução vitoriosa, como o Poder Constituinte, se legitima por si mesma. Ela destitui o governo anterior e tem a capacidade de constituir o novo governo. Nela se contém a força normativa, inerente ao Poder Constituinte”. O texto foi retirado de um dispositivo de 1964, para instituir novo regime. É ele: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Ato Institucional nº 1.

1. Tema central da questão

A questão aborda o Poder Constituinte e a forma como ele foi exercido após o golpe militar de 1964. É fundamental compreender o que são Atos Institucionais e qual foi o contexto político do início do regime militar no Brasil.

2. Resumo teórico

O Poder Constituinte é a capacidade de criar uma nova ordem política, normalmente em situações de ruptura institucional, como revoluções ou golpes. No Brasil, após o golpe de 1964, os militares editaram diversos Atos Institucionais para legitimar e consolidar o novo regime, suspendendo direitos e estabelecendo novas regras políticas. O Ato Institucional nº 1 (AI-1) foi baixado em abril de 1964, logo após o golpe, e marcou o início do período autoritário, dando ao regime poderes excepcionais, como a cassação de mandatos e a suspensão de direitos políticos.

3. Justificativa da alternativa correta

O texto citado traz uma justificativa para o novo governo baseado na força da revolução e no direito de criar uma nova ordem. Essa ideia foi a base do Ato Institucional nº 1, que logo após o golpe, concedeu poderes extraordinários aos militares, respaldando o poder de reconstituir o Estado. A linguagem do texto — ao mencionar a revolução, a destituição do governo anterior e o exercício do Poder Constituinte — corresponde diretamente ao preâmbulo e à fundamentação do AI-1.

4. Análise das alternativas incorretas

A - Constituição de 1964: Não existiu uma Constituição promulgada em 1964. O regime militar manteve, inicialmente, a Constituição de 1946, alterando-a por meio dos Atos Institucionais.

B - Ato Institucional nº 5: O AI-5 foi editado apenas em 1968, endurecendo ainda mais o regime, mas sua justificativa era diferente, focada no combate à oposição.

D - Constituinte de 1964: Não houve uma Assembleia Constituinte em 1964. O poder foi efetivado pelos militares através dos Atos Institucionais, sem participação popular.

5. Estratégias de interpretação

Observe sempre palavras-chave do texto, como “revolução”, “novo governo” e “Poder Constituinte”. Isso indica ruptura institucional, não processos legislativos normais. Cuidado com pegadinhas: datas e nomes (como “Constituição de 1964”) podem confundir, mas cruzar a informação com o contexto histórico ajuda a evitar erros.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sabemos que os Atos Institucionais fizeram parte da estrutura governamental da Ditadura Militar no Brasil, e logo que chegam ao poder, os militares passam a utilizar deste artifício para garantir o cumprimento de seus quereres.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo