Segundo Dias et al. (2017), o Atendimento Domiciliar (AD), a...
Segundo Dias et al. (2017), o Atendimento Domiciliar (AD), ainda que não tenha sido contemplado no projeto original do SUS, vem complementar o leque de ações e programas disponibilizados pelo sistema. Estudos sugerem que os pontos principais das diretrizes prescritas para a AB e para a AD – por meio da Portaria de nº 963/2013 – são, EXCETO:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: O decisivo era comparar as alternativas com os pontos principais das diretrizes citadas por Dias et al. (2017) para a AB e a AD. Enquanto A, B e C trazem eixos compatíveis com esse rol, a alternativa E fala em "consolidação dos problemas estruturais na organização dos serviços de AD", isto é, um problema organizacional e não uma diretriz, o que leva ao gabarito E.
- Em questões sobre diretrizes, primeiro identifique se a alternativa expressa orientação normativa positiva ou diagnóstico de dificuldade de implementação.
- Quando houver uma opção apenas estranha na forma e outra incompatível no conteúdo, a exclusão segura recai sobre a incompatibilidade material.
- Em políticas de AD/AB, eixos como autonomia, empoderamento e compartilhamento do saber tendem a ser compatíveis com a finalidade da norma; agravamento de problemas estruturais, não.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo