Muito antes das discussões atuais sobre as mudanças climátic...
Fora da rota dos grandes furacões, sem vulcões ativos e desprovido de zonas habitadas sujeitas a terremotos, o Brasil não figura entre os países mais suscetíveis a desastres naturais. Contudo, a aparência de lugar protegido dos humores do clima e dos solavancos da geologia deve ser relativizada. Aqui, cerca de 85% dos desastres são causados por três tipos de ocorrências: inundações bruscas, deslizamentos de terra e secas prolongadas. Esses fenômenos são relativamente recorrentes em zonas tropicais, e seus efeitos podem ser atenuados por políticas públicas de redução de danos.
Dois estudos feitos por pesquisadores brasileiros indicam que o risco de ocorrência desses três tipos de desastre deverá aumentar até o final do século. Eles também sinalizam que novos pontos do território nacional deverão se transformar em áreas de risco significativo para esses mesmos problemas. “Os impactos tendem a ser maiores no futuro, com as mudanças climáticas, o crescimento das cidades e a ocupação de mais áreas de risco”, comenta o pesquisador José A. Marengo.
Além da suscetibilidade natural a secas, enchentes, deslizamentos e outros desastres, a ação do homem tem um peso considerável em transformar o que poderia ser um problema de menor monta em uma catástrofe. Os pesquisadores estimam que um terço do impacto dos deslizamentos de terra e metade dos estragos de inundações poderiam ser evitados com alterações de práticas humanas ligadas à ocupação do solo e a melhorias nas condições socioeconômicas da população em áreas de risco.
Moradias precárias em lugares inadequados, perto de encostas ou em pontos de alagamento, cidades superpopulosas e impermeabilizadas, que não escoam a água da chuva; esses fatores da cultura humana podem influenciar o desfecho de uma situação de risco. “Até hábitos cotidianos, como não jogar lixo na rua, e o nível de solidariedade de uma população podem ao menos mitigar os impactos de um desastre”, pondera a geógrafa Lucí Hidalgo Nunes.
(Adaptado de PIVETTA, Marcos. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br)
No contexto, as palavras longínquos (1o parágrafo) e mitigar (5o parágrafo) adquirem, respectivamente, sentidos de:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Esta questão avalia sua interpretação de texto, com foco especial na semântica – mais precisamente no reconhecimento de sinônimos adequados ao contexto apresentado.
Justificativa da alternativa correta (E):
A alternativa E) remotos – abrandar está correta porque:
1. "Longínquos" encontra-se empregada no sentido de tempos muito distantes no passado. O termo “remoto”, segundo autores como Bechara e Cunha & Cintra, é sinônimo de “afastado no tempo ou no espaço”, sendo termo perfeitamente aplicável ao contexto do texto (“tempos remotos” = “tempos longínquos”).
2. "Mitigar", no sentido do 5º parágrafo, significa tornar menos severo, “diminuir a intensidade” (cf. Dicionário Houaiss). “Abrandar” corresponde à ação de suavizar, reduzir impactos ou dores. Ou seja, seus sentidos, no texto, são coincidentes.
Análise das alternativas incorretas:
- A) contíguos – atenuar: “Contíguos” significa próximos, o que se opõe ao sentido de “longínquos” (afastados); já “atenuar” poderia ser aceito como sinônimo de “mitigar”, mas o erro da primeira palavra torna a alternativa incorreta.
- B) adjacentes – aplacar: “Adjacentes” também remete a “próximos”, e “aplácar” está mais associado a “acalmar”, “reduzir fúria”, não exatamente o contexto de suavizar impactos.
- C) antigos – exasperar: Embora “antigos” aproxime-se de “longínquos”, “exasperar” significa exacerbar, aumentar a gravidade (contrário de “mitigar”, que traz ideia de diminuição).
- D) imemoráveis – impedir: “Imemorável” poderia atender ao sentido de algo perdido no tempo, porém “impedir” tem sentido de “fazer cessar totalmente”, e não de “tornar menos intenso”. Assim, perde a precisão semântica.
Dicas para provas: Atenção ao contexto – sinônimos só são válidos quando mantêm o sentido original da frase. Palavras como “mitigar” e “remotos” podem parecer difíceis, mas, ao buscar seu significado pelo contexto, a resposta torna-se evidente.
Segundo Evanildo Bechara: “O bom intérprete deve perceber o significado das palavras junto ao sentido do texto, não isoladamente.”
Em resumo: “Longínquos” = “remotos” e “mitigar” = “abrandar”, pois ambos se encaixam perfeitamente ao contexto proposto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Creio que a dúvida circunda a palavra Exasperar.
Exasperado ---> tornar(-se) mais intenso, mais vivo, exaltado ou enfurecido, que teve sua intensidade aumentada..
Tanto longínquo (1º parágrafo), quanto mitigar possuem como sinônimos remotos (tendo em vista se tratar de tempo) e atenuar que diz respeito a diminuir o impacto de alguma coisa sobre algo ou alguém.
-Longínquo está relacionado a um tempo distante e mitigado a amenizado (abrandamento do impacto).
A) Contíguo: que está adjacente ou próximo; vizinho. (ERRADO)
B) ERRADA
C) Exasperar: tornar(-se) mais intenso, mais vivo, enfurecido. (ERRADO)
D) ERRADA
E) CERTA (REMOTOS-ABRANDAR)
Questões da FCC requerem uma análise rápida e ler os trechos específicos dos textos.
Até hábitos cotidianos, como não jogar lixo na rua, e o nível de solidariedade de uma população podem ao menos mitigar os impactos de um desastre”, pondera a geógrafa Lucí Hidalgo Nunes.
O que vai mitigar ?
os impactos de um desastre.
mitigar = abrandar.
Treine questões dessa forma e passe mais rápido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo