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Q1890685 Português
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METÁFORA

(SEVES, Giovana Franco. UNESP, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3dzQ6RP). Com adaptações.

A metáfora é vista por muitos, como afirmam Lakoff e Johnson (1980), como um recurso poético, um ornamento retórico, uma questão restrita à linguagem e uma questão mais de palavras do que de pensamentos e ações. Mas, mais do que isso, mostram os autores, a metáfora funciona em nossa mente; ela rege o nosso pensamento, não sendo apenas uma questão da linguagem.

A metáfora é o instrumento que possuímos para criar novo conhecimento, para entender o mundo em que vivemos e para compreender a nossa cultura.

A noção primeira de metáfora surgiu com Aristóteles, no século IV a.C., em que foi definida como “a transposição do nome de uma coisa para outra” (ARISTÓTELES, Arte poética, XXI, 7, 332). Aristóteles assenta a existência de quatro tipos de metáfora: do gênero para a espécie, da espécie para o gênero, da espécie para a espécie e de analogia (ARISTÓTELES, Arte poética, XXI, 7, 332).

Dentre esses tipos, pode-se notar casos que, atualmente, são classificados como outras figuras de linguagem, como a hipérbole e a sinédoque. Dentro da sua visão de metáfora, Aristóteles considera a comparação direta (também nomeada imagem) como uma metáfora, apontando haver apenas uma pequena diferença entre as comparações (ARISTÓTELES, Arte retórica, III, IV, 216). 
Leia o texto 'METÁFORA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. De acordo com o texto, para Lakoff e Johnson, a metáfora é vista por muitos como um recurso poético, ou seja, como uma questão mais de pensamentos e ações do que de palavras.
II. O texto indica que Aristóteles considera a comparação direta como uma metáfora, apontando haver apenas uma pequena diferença entre as comparações.
III. Uma das ideias presentes no texto é a de que a metáfora não é apenas uma questão da linguagem, pois ela funciona em nossa mente e rege o nosso pensamento.

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