Observe a fala do médico, “— O senhor está desenganado”. Po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3545283 Português
Leia o texto e responda à questão.


O Homem Trocado

Luis Fernando Veríssimo


O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado.

Ele pergunta se foi tudo bem.

– Tudo perfeito – diz a enfermeira, sorrindo.

– Eu estava com medo desta operação…

– Por quê? Não havia risco nenhum.

– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos… E conta que os enganos começaram com seu nascimento.

Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.

– E o meu nome? Outro engano.

– Seu nome não é Lírio?

– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e… Os enganos se sucediam.

Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.

– Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.

– O senhor não faz chamadas interurbanas?

– Eu não tenho telefone! Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.

– Por quê?

– Ela me enganava.

Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer: – O senhor está desenganado. Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.

– Se você diz que a operação foi bem… A enfermeira parou de sorrir. Apendicite? – perguntou, hesitante.

– É. A operação era para tirar o apêndice.

– Não era para trocar de sexo?

https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2022/03/ohomem-trocado/ Acesso em: 06 out. de 2023. 
Observe a fala do médico, “— O senhor está desenganado”. Por que o narrador não ficou apreensivo?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Trata-se de uma questão de interpretação de texto, com foco em semântica, ou seja, na compreensão do significado da palavra “desenganado” no contexto apresentado e nas consequências deste significado para a reação do protagonista.

Análise da alternativa correta (C):
O texto tem como personagem principal um homem que relata uma vida cheia de enganos: troca no berçário, nome errado, erros em resultados e até em cobranças. Ao ouvir do médico: “O senhor está desenganado”, ele não fica apreensivo, pois, para ele, mais um engano é algo esperado. Pela norma-padrão e pelo contexto textual, a segurança do protagonista diante de situações erradas demonstra que ele já se acostumou a viver em meio a equívocos constantes. Isso justifica a alternativa C) pelo fato de ser normal os enganos acontecerem com ele.

Por que as demais alternativas estão incorretas?

A) Pelo fato de ser uma doença simples.
Incorreta. O personagem NÃO sabia que se tratava apenas de apendicite quando ouviu “desenganado”; portanto, o motivo de não ficar apreensivo não foi o diagnóstico simples, mas sua relação com enganos.

B) Porque era uma brincadeira do médico.
Errada. Em nenhum momento o texto sugere que o médico estava brincando; trata-se de confusão, não de brincadeira.

D) Porque a operação era para tirar o apêndice e não para trocar de sexo.
Errada. Esse foi o último engano do conto, mas não é a causa da reação do personagem à frase “O senhor está desenganado”.

Estratégias de Interpretação: Ao resolver questões assim, fique atento à coerência e à progressão de ideias no texto. Note como a repetição dos enganos constrói o perfil de alguém acostumado ao erro – ponto central para responder.

Regra e referência: O significado de “desenganado” deve ser avaliado conforme o contexto. Segundo gramáticas tradicionais como a de Bechara, a polissêmia (vários sentidos da palavra) é resolvida pelo contexto da frase. Aqui, “desenganado” significa “sem esperanças”, mas para o personagem, é só mais um erro.

Resumo: A alternativa C é a correta porque o protagonista está habituado a enganos. Atenção: ler cuidadosamente o texto, relacionando fatos e reações do personagem, evita que você caia em pegadinhas de sentido!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

hahaha

Essas crônicas do Luis Fernando Veríssimo são muito boas.

Que Deus o tenha.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo