Mulher de 58 anos de idade, altura 1,57m, 52kg, divorciada,...
( ) A ultrassonografia transvaginal pode ser realizada e, caso apresente espessura endometrial ≥ 5mm, realizar investigação adicional por biópsia aspirativa ou histeroscopia (HSC) com biópsia.
( ) A HSC permite uma biópsia direcionada por meio da visualização direta da cavidade. Alternativas incluem a citologia endometrial, que só deve ser valorizada no caso de negatividade para células malignas, e a dilatação seguida de curetagem uterina.
( ) O procedimento para amostragem de endométrio pode ser realizado no consultório por aspiração com cânulas pequenas e flexíveis, cateter de Pipelle ou cureta de Novak. Esse método tem baixo custo e riscos mínimos, além de obter amostra satisfatória de todo o endométrio.
( ) A ultrassonografia transvaginal pode ser realizada, ainda que apresente espessura endometrial < 5mm e investigação adicional com biópsia negativa; caso a paciente apresentar SUA persistente, realizar investigação adicional por biópsia aspirativa ou histeroscopia (HSC) com biópsia.