Analise as afirmativas a seguir: I. Os anticorpos anti-MOG ...
I. Os anticorpos anti-MOG estão presentes em um terço de todas as crianças com síndrome de desmielinização aguda.
II. A presença de anti-MOG é independente da idade, com as maiores taxas de soropositividade encontradas em crianças pequenas com episódio de Encefalomielite disseminada aguda (ADEM).
Marque a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda o papel dos anticorpos anti-MOG (glicoproteína oligodendrocitária da mielina) em síndromes desmielinizantes agudas pediátricas, especialmente na Encefalomielite Disseminada Aguda (ADEM).
Justificativa da alternativa correta (B):
O anticorpo anti-MOG é um marcador importante em doenças desmielinizantes do Sistema Nervoso Central em crianças. Estudos clínicos recentes indicam que os anticorpos anti-MOG estão presentes em aproximadamente 30% a 45% das crianças com síndromes desmielinizantes agudas, como ADEM. Portanto, a afirmativa I está correta.
Quanto à segunda afirmativa, ela está incorreta: a presença desses anticorpos NÃO é independente da idade. As maiores taxas de soropositividade são, de fato, observadas em crianças mais novas, ou seja, quanto menor a idade, maior a probabilidade de encontrar anti-MOG em quadros como ADEM. Essa relação de dependência com a idade está bem documentada em revisões atuais e consensos internacionais, incluindo revisões do UpToDate e do livro Adams & Victor's Principles of Neurology (11ª edição, capítulo de doenças desmielinizantes).
Análise das alternativas incorretas:
- A) Incorreta, pois assume que ambas as afirmações são verdadeiras. Como discutido acima, a dependência com a idade torna a II incorreta.
- C) Errada porque a I está correta (há a presença relevante de anti-MOG em um terço dos casos) e a II está errada.
- D) Também está equivocada, pois a primeira afirmativa é comprovadamente correta.
Estrategicamente, questões como essa cobram atenção para palavras-chave determinantes, como "independente da idade". Termos absolutos costumam servir de alerta nas provas.
Evidência Científica: Segundo UpToDate (Myelin oligodendrocyte glycoprotein antibody-associated disorders in children): “A soropositividade para anti-MOG é mais comum em crianças pequenas com ADEM, diminuindo com o avanço da idade.”
Dica do especialista: Fique atento ao uso de termos como “todas”, “sempre” ou “independente de”, que são frequentes nas “pegadinhas” dos concursos!
Conclusão: O gabarito correto é B: “A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.”
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo