Identifique a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Tema gramatical: Ortografia e emprego dos “porquês” (por que, por quê, porque, porquê) e acentuação de “quê” em posição final.
Norma aplicada (gramática normativa e VOLP):
- “Por quê” (separado e com acento) é usado em final de pergunta ou antes de pausa (?, !, ., ;), pois o “quê” tônico recebe acento circunflexo. Referência: Bechara, Moderna Gramática Portuguesa; Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo.
- “Por que” (separado, sem acento) = por qual motivo (interrogativo) ou por o qual/pelo qual (relativo), quando não está em final de oração. Referência: gramática normativa citada.
- “Porque” (junto, sem acento) é conjunção causal/explicativa: equivale a pois/uma vez que. Não se usa em perguntas diretas. Referência: gramática normativa.
- “Porquê” (junto e com acento) é substantivo que significa motivo/razão e admite artigo: o porquê, os porquês. O VOLP (ABL) registra as quatro formas e suas classes.
Estratégia para resolver:
- Verifique se é pergunta direta e se a expressão está em final de frase. Se sim, use por quê?
- Faça o teste da substituição: se puder trocar por por qual motivo, a forma é por que (separado); se a expressão fecha a pergunta, acentue: por quê?
- Se puder trocar por pois, use porque (conjunção). Se couber o motivo, use o porquê (substantivo).
Alternativa correta — Letra B: “Ele está chorando por quê?”
- Trata-se de pergunta direta e a expressão está em final de frase. Logo, usa-se por quê: por (preposição) + quê (pronome interrogativo tônico), com acento por estar em posição final. Equivale a “por qual motivo?”.
- Exemplo paralelo: “Você veio por quê?”; “Não sei por quê.”
Por que as demais alternativas estão erradas?
A) “porquê?” — Incorreta. Porquê (junto e acentuado) é substantivo e, em regra, vem com determinante: “Ninguém sabe o porquê do choro”. Em pergunta direta final, a forma correta é por quê?
C) “por que?” — Incorreta. Em final de frase, o pronome interrogativo quê é tônico e recebe acento: deve ser por quê?
D) “porque?” — Incorreta. Porque é conjunção usada para explicar/justificar em respostas: “Ele está chorando porque caiu”. Não se usa em pergunta direta.
Resumo rápido (para memorizar):
- por que = por qual motivo / pelo qual (não final): “Por que ele chora?”
- por quê (final/antes de pausa) = “por qual motivo”: “Ele chora por quê?”
- porque = pois, uma vez que (resposta): “Ele chora porque caiu.”
- porquê = motivo/razão (substantivo): “Ninguém sabe o porquê.”
Pegadinhas comuns:
- Em final de pergunta, não é “por que?”; é por quê?
- Em respostas, não é “por que”; é porque: “Por que ele chorou?” — “Porque estava triste.”
- Se couber “o motivo”, use o porquê (substantivo): “Explique o porquê do choro.”
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
usa-se por quê para perguntas diretas com interrogação.
Alternativa B
GAB.B
por quê --> separado e com acento
Usado no final de frases interrogativas (porque o acento diferencia o advérbio interrogativo).
ex:
Você está triste, por quê?
Ele está chorando, por quê?
OTIMOS ESTUDOS!
### USO DO PORQUE
Porque: Respostas, explicações.
Por que: Perguntas (início ou meio).
Por quê: Perguntas (fim).
Porquê: Substantivo. (de modo geral acompanhado por artigo)
Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.
ex.:
- Você não comeu? Por quê?
- O menino foi embora e nem disse por quê.
Por quê pode ser substituído por:
- por qual motivo;
- por qual razão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo