Identifique a alternativa correta:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3414751 Português
Identifique a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

Tema gramatical: Ortografia e emprego dos “porquês” (por que, por quê, porque, porquê) e acentuação de “quê” em posição final.

Norma aplicada (gramática normativa e VOLP):

- “Por quê” (separado e com acento) é usado em final de pergunta ou antes de pausa (?, !, ., ;), pois o “quê” tônico recebe acento circunflexo. Referência: Bechara, Moderna Gramática Portuguesa; Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo.

- “Por que” (separado, sem acento) = por qual motivo (interrogativo) ou por o qual/pelo qual (relativo), quando não está em final de oração. Referência: gramática normativa citada.

- “Porque” (junto, sem acento) é conjunção causal/explicativa: equivale a pois/uma vez que. Não se usa em perguntas diretas. Referência: gramática normativa.

- “Porquê” (junto e com acento) é substantivo que significa motivo/razão e admite artigo: o porquê, os porquês. O VOLP (ABL) registra as quatro formas e suas classes.

Estratégia para resolver:

- Verifique se é pergunta direta e se a expressão está em final de frase. Se sim, use por quê?

- Faça o teste da substituição: se puder trocar por por qual motivo, a forma é por que (separado); se a expressão fecha a pergunta, acentue: por quê?

- Se puder trocar por pois, use porque (conjunção). Se couber o motivo, use o porquê (substantivo).

Alternativa correta — Letra B: “Ele está chorando por quê?”

- Trata-se de pergunta direta e a expressão está em final de frase. Logo, usa-se por quê: por (preposição) + quê (pronome interrogativo tônico), com acento por estar em posição final. Equivale a “por qual motivo?”.

- Exemplo paralelo: “Você veio por quê?”; “Não sei por quê.”

Por que as demais alternativas estão erradas?

A) “porquê?” — Incorreta. Porquê (junto e acentuado) é substantivo e, em regra, vem com determinante: “Ninguém sabe o porquê do choro”. Em pergunta direta final, a forma correta é por quê?

C) “por que?” — Incorreta. Em final de frase, o pronome interrogativo quê é tônico e recebe acento: deve ser por quê?

D) “porque?” — Incorreta. Porque é conjunção usada para explicar/justificar em respostas: “Ele está chorando porque caiu”. Não se usa em pergunta direta.

Resumo rápido (para memorizar):

  • por que = por qual motivo / pelo qual (não final): “Por que ele chora?”
  • por quê (final/antes de pausa) = “por qual motivo”: “Ele chora por quê?”
  • porque = pois, uma vez que (resposta): “Ele chora porque caiu.”
  • porquê = motivo/razão (substantivo): “Ninguém sabe o porquê.”

Pegadinhas comuns:

- Em final de pergunta, não é “por que?”; é por quê?

- Em respostas, não é “por que”; é porque: “Por que ele chorou?” — “Porque estava triste.”

- Se couber “o motivo”, use o porquê (substantivo): “Explique o porquê do choro.”

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

usa-se por quê para perguntas diretas com interrogação.

Alternativa B

GAB.B

por quê --> separado e com acento

Usado no final de frases interrogativas (porque o acento diferencia o advérbio interrogativo).

ex:

Você está triste, por quê?

Ele está chorando, por quê?

OTIMOS ESTUDOS!

### USO DO PORQUE

Porque: Respostas, explicações.

Por que: Perguntas (início ou meio).

Por quê: Perguntas (fim).

Porquê: Substantivo. (de modo geral acompanhado por artigo)

Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.

ex.:

  • Você não comeu? Por quê?
  • O menino foi embora e nem disse por quê.

Por quê pode ser substituído por:

  • por qual motivo;
  • por qual razão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo