O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), la...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3916819 Administração Pública
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), lançado em 1995, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, sob a coordenação do então Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE), liderado por Luiz Carlos Bresser-Pereira, introduziu o conceito de publicização, segundo o qual
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

Fundamento decisivo: A expressão decisiva é “conceito de publicização” no PDRAE de 1995.

Tema central: Publicização no PDRAE
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque descreve a permanência, com o Estado, das atividades típicas ou exclusivas de Estado. Isso apenas delimita o que não pode ser objeto de publicização; não define o instituto cobrado.
B
Errada
Está errada porque associa o tema ao fortalecimento de empresas públicas e sociedades de economia mista em setores estratégicos. Publicização, no PDRAE, não significa expansão de estatais, mas transferência de serviços não exclusivos ao setor público não estatal.
C
Errada
Está errada porque trata de privatização ou desestatização acompanhada de regulação por agências reguladoras. Esse é outro eixo da reforma e não o conceito específico de publicização.
D
Errada
Está errada porque fala em governança, transparência e accountability, que são diretrizes gerenciais amplas. A questão cobrava a definição técnica de publicização, que exige transferência de execução para entidades não estatais.
E
Certa
A alternativa E está correta porque corresponde ao conceito técnico de publicização adotado no PDRAE de 1995: a execução de atividades públicas não exclusivas do Estado é transferida para entidades não estatais, integrantes do setor público não estatal.
Pegadinha da questão
A confusão real era misturar publicização com privatização ou com diretrizes gerais da reforma. Também havia a armadilha de tomar as atividades exclusivas do Estado como definição de publicização, quando elas apenas ficam fora dela.
Dica para questões semelhantes
  • Se a questão cobrar “publicização” no PDRAE, procure a ideia de serviços não exclusivos do Estado executados pelo setor público não estatal.
  • Elimine alternativas que descrevam privatização, criação de agências reguladoras ou aumento de transparência, porque isso não define publicização.
  • Se a alternativa mencionar atividades típicas de Estado, use isso como critério de exclusão: elas permanecem sob atuação estatal e não caracterizam publicização.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) propôs reorganizar o Estado em quatro setores:

  • Núcleo estratégico – formulação de políticas públicas.
  • Atividades exclusivas de Estado – poder de polícia, regulação, fiscalização.
  • Serviços não exclusivos – saúde, educação, pesquisa, cultura.
  • Produção de bens e serviços para o mercado – empresas estatais.

A publicização significa:

transferir a execução de serviços públicos não exclusivos do Estado para entidades do setor público não estatal, como:

  • organizações sociais (OS)
  • fundações
  • entidades sem fins lucrativos

Essas entidades não fazem parte da estrutura estatal, mas executam atividades públicas mediante contratos de gestão e controle estatal.

Gab.E

Publicização:

  • Flexibilização baseada na transferência de atividades não exclusivas do Estado.
  • Para o Setor Público não-estatal (terceiro setor).

n sabia que saude e educação era não exclusivo

A estratégia da reforma do Estado se apoia na “publicização” dos serviços não exclusivos do Estado, ou seja, na sua absorção por setores públicos não estatais, que, uma vez fomentados pelo Estado, assumirão a forma de Organizações Sociais.

Essa forma de parceria entre sociedade e Estado, além de viabilizar a ação pública com mais agilidade e maior alcance, torna mais fácil e direto o controle social, mediante a participação, nos conselhos de administração, dos diversos segmentos beneficiários envolvidos.

As organizações nesse setor gozam de autonomia administrativa muito maior que aquela possível dentro do aparelho do Estado. Em compensação, seus dirigentes são chamados a assumir uma responsabilidade maior, em conjunto com a sociedade, na gestão da instituição.

(Chiavenato)

Gabarito E

-Publicização: flexibilização baseada na transferência de atividades não exclusivas do Estado (devolution), para organizações públicas não-estatais (terceiro setor), sobretudo nas áreas de saúde, educação, cultura, ciência e tecnologia e meio ambiente.

-Desestatização: que compreende a privatização, a terceirização e a desregulamentação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo