Em A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e ...
I. O erro ocupa um lugar externo ao processo de conhecer; investigar é receber uma revelação límpida, transparente e perfeita. O erro não é parte integrante do conhecer.
II. Errar é, sem dúvida, decorrência da busca e, pelo óbvio, só quem não busca não erra. Nossa escola desqualifica o erro, atribuindo-lhe uma dimensão catastrófica; isso não significa que, ao revés, devase incentivá-lo, mas, isso sim, incorporá-lo como uma possibilidade de se chegar a novos conhecimentos.