O Humaniza SUS, como também é conhecida a Política Nacional ...
1. Transversalidade
2. Indissociabilidade entre atenção e gestão
3. Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos
( ) Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.
( ) é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido.
( ) o cuidado e a assistência em saúde não se restringem às responsabilidades da equipe de saúde.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - 3 – 1 – 2.
Tema Central da Questão: A questão aborda a Política Nacional de Humanização (PNH), também conhecida como Humaniza SUS, que tem como foco a inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho em saúde. A PNH é um componente essencial das políticas públicas de saúde no Brasil, promovendo um SUS mais acolhedor e participativo.
Conceitos Fundamentais:
A seguir, vamos entender cada um dos princípios da PNH mencionados na questão:
- Transversalidade: Este princípio sugere que as práticas de saúde devem percorrer diferentes especialidades e áreas de conhecimento, promovendo um diálogo entre elas e integrando a experiência do usuário no processo de cuidado.
- Indissociabilidade entre atenção e gestão: Enfatiza que o cuidado e a gestão são inseparáveis, e que ambos devem ser considerados na promoção de saúde. Isso significa que a tomada de decisão e a gestão dos recursos devem estar em harmonia com a prática clínica.
- Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos: Este princípio valoriza a participação ativa dos cidadãos no SUS, reconhecendo-os como sujeitos de direitos que contribuem para a produção de saúde por meio de sua autonomia e responsabilidade coletiva.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa B está correta porque:
- Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos (3): Está relacionado à primeira afirmação, que destaca o reconhecimento dos cidadãos como atores na produção de saúde.
- Transversalidade (1): Corresponde à segunda afirmação, que fala sobre o diálogo entre diferentes especialidades e a experiência do usuário.
- Indissociabilidade entre atenção e gestão (2): Relaciona-se à terceira afirmação, que menciona que o cuidado não é responsabilidade apenas da equipe de saúde, mas de uma gestão integrada.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - 3 – 2 – 1: Inverte o conceito de transversalidade e indissociabilidade, não correspondendo à descrição correta dos princípios.
- C - 1 – 3 – 2: Coloca transversalidade como o primeiro princípio, o que não condiz com a descrição dada.
- D - 2 – 3 – 1: Confunde a ordem dos princípios, colocando a indissociabilidade antes do protagonismo.
- E - 1 – 2 – 3: Inicia com transversalidade, o que não reflete a correspondência correta dos princípios e suas descrições.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Transversalidade
A Política Nacional de Humanização (PNH) deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Transversalizar é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.
Indissociabilidade entre atenção e gestão
As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. Ao mesmo tempo, o cuidado e a assistência em saúde não se restringem às responsabilidades da equipe de saúde. O usuário e sua rede sócio-familiar devem também se corresponsabilizar pelo cuidado de si nos tratamentos, assumindo posição protagonista com relação a sua saúde e a daqueles que lhes são caros.
Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos
Qualquer mudança na gestão e atenção é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades. Os usuários não são só pacientes, os trabalhadores não só cumprem ordens: as mudanças acontecem com o reconhecimento do papel de cada um. Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.
[3] Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos: Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.
[1] Transversalidade: É reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido.
[2] Indissociabilidade entre atenção e gestão: O cuidado e a assistência em saúde não se restringem às responsabilidades da equipe de saúde.
https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus/principios-do-humanizasus
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo