Analise as seguintes afirmativas sobre o poema de Vinícius ...
Leia o poema a seguir e responda à questão.
A casa
Vinícius de Moraes
Rio de Janeiro, 1970
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque a casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero.
Analise as seguintes afirmativas sobre o poema de Vinícius de Moraes:
I) Apesar de ser escrito em prosa e não em versos, o poema “A casa” de Vinícius de Moraes apresenta, predominantemente, a tipologia descritiva;
II) Os termos “nela” e “ali” possibilitam a coesão por reiteração, construindo a progressão temática no texto;
Após análise das afirmativas, conclui-se que:
III) O tempo verbal no pretérito imperfeito revela
uma característica da tipologia narrativa que,
também, está presente neste poema.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Interpretação de texto (tipologia textual, coesão referencial e uso do tempo verbal).
Justificativa da alternativa correta (A):
A questão avalia se o candidato reconhece, no poema, recursos de coesão textual, a tipologia predominante e o uso do tempo verbal em função do sentido. Para resolvê-la, vale usar boas estratégias de leitura atenciosa e conhecimento sobre os tipos de texto.
• Alternativa II: Os termos “nela” e “ali” são pronomes que exercem coesão referencial: ambos retomam o termo “a casa” mencionado no início, permitindo a continuidade temática. Segundo Evanildo Bechara ("Moderna Gramática Portuguesa"), a coesão referencial é a retomada de um referente, garantindo claridade e coerência nos textos. Logo, a afirmativa II está correta.
• Alternativa III: O tempo verbal pretérito imperfeito ("era uma casa", "não tinha") dosa ideia de continuidade/situação habitual e é característico de textos narrativos, pois pode marcar ações em desenvolvimento ou descrições de contexto. Segundo Cunha e Cintra, esse tempo costuma ser empregado para ambientar e estruturar enredos narrativos, reforçando a presença dessa tipologia, ainda que predominem descrições. Assim, a afirmativa III está correta.
Análise das alternativas incorretas:
• Alternativa I está incorreta porque afirma que o poema é escrito em prosa, quando na verdade está em versos (cada linha, um verso; conjunto de versos, uma estrofe). Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a prosa caracteriza-se por frases contínuas, sem a divisão típica dos versos. Apesar de predominar a descrição, o erro formal impede considerar a afirmativa correta.
Dessa forma, a alternativa A (estão corretas as afirmativas II e III) é a resposta certa.
Dica de prova: Sempre verifique se o texto está em prosa ou verso. Atenção ao significado preciso de termos gramaticais e aos tempos verbais — são detalhes que as bancas usam em pegadinhas!
Resumindo: Os pronomes garantem coesão, o pretérito imperfeito é recurso da narração/descritiva e o texto está em versos, não em prosa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta é: A – estão corretas as afirmativas II e III.
❌ Incorreta.
Primeiro, o poema é escrito em versos, não em prosa. Além disso, embora contenha elementos descritivos (como a ausência de teto, chão, parede etc.), o que predomina é uma estrutura narrativa, com progressão e tempo verbal no pretérito imperfeito, o que indica uma situação no passado, contada como um fato. A descrição existe, mas não é predominante.
✅ Correta.
Os pronomes “nela” e “ali” são coesivos, pois retomam o termo “casa” já mencionado, promovendo coesão e continuidade temática no poema. A reiteração ocorre porque o mesmo referente (a casa) é retomado várias vezes por meio de pronomes e expressões equivalentes.
✅ Correta.
O uso do pretérito imperfeito do indicativo (“era”, “tinha”) indica duração ou repetição no passado, comum na narração. A presença desse tempo verbal reforça a tipologia narrativa, que está presente, sim, no poema — ele conta, com certo humor e imaginação, a história de uma casa muito peculiar.
- I está incorreta (não é prosa e não é predominantemente descritivo).
- II e III estão corretas.
✅ Gabarito: A – estão corretas as afirmativas II e III.
A principal diferença entre texto narrativo e descritivo está no foco: o narrativo conta uma história com uma sequência de ações, enquanto o descritivo detalha as características de algo ou alguém.
Texto narrativo
O texto narrativo tem como objetivo contar um enredo, seja ele real ou fictício, com começo, meio e fim.
- Foco: Ação e movimento. O texto evolui com os acontecimentos da história.
- Elementos: Para que a história se desenvolva, são necessários os seguintes componentes:
- Enredo: O conjunto de acontecimentos.
- Personagens: Os participantes da história.
- Narrador: Quem conta a história.
- Tempo: A época em que os fatos ocorrem.
- Espaço: O local onde a história se passa.
- Exemplos: Romances, contos, crônicas, fábulas e notícias.
Texto descritivo
O texto descritivo busca detalhar minuciosamente as características de um objeto, pessoa, lugar, animal ou acontecimento, com o intuito de transmitir ao leitor as impressões e sensações sobre o que é descrito.
- Foco: Detalhes e características estáticas. É como uma "fotografia" em palavras, que busca criar uma imagem mental para o leitor.
- Recursos: É comum o uso abundante de adjetivos, comparações e figuras de linguagem para descrever de forma mais vívida.
- Exemplos: Relatórios de observação, descrições em guias de viagem, um retrato verbal de uma pessoa, ou a descrição detalhada de uma paisagem em uma obra literária.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo