Dentre as técnicas de controle de insetos pragas, o control...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1800055 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Dentre as técnicas de controle de insetos pragas, o controle biológico tem ganhado cada vez mais atenção para uso nas lavouras brasileiras, das alternativas a seguir, qual não faz parte dessa técnica:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E – Feromônio.

Tema central: A questão aborda o controle biológico de insetos-praga, um dos principais métodos de manejo integrado de pragas (MIP) na agronomia. É fundamental compreender o que caracteriza o controle biológico e quais agentes ou técnicas fazem parte dele.

Resumo teórico: Controle biológico refere-se ao uso de organismos vivos (predadores, parasitoides, patógenos como vírus, bactérias e fungos) para reduzir populações de pragas abaixo do nível de dano econômico. Esta prática é sustentável, reduz o uso de agroquímicos e respeita os princípios ecológicos. Manualmente, pode ser consultado em fontes como o Manual de Controle Biológico de Pragas (Embrapa).

Justificativa da alternativa correta:

E – Feromônio: Feromônios são compostos químicos produzidos pelos próprios insetos para comunicação (atração sexual, marcação de trilhas, etc). O uso de feromônios para controlar pragas baseia-se em controle comportamental, como captura em armadilhas ou confusão sexual, não sendo parte do controle biológico clássico, pois não envolve agentes vivos que atuam diretamente sobre as pragas.

Análise das alternativas incorretas:

  • A – Vírus entomopatogênico: Vírus que infectam e matam insetos-praga; são usados como agentes biológicos no controle.
  • B – Insetos Parasitoides: Depositam ovos no corpo de outros insetos, levando à morte do hospedeiro; exemplo: vespas parasitoides.
  • C – Insetos Predadores: Consomem diretamente as pragas; exemplo: joaninhas que se alimentam de pulgões.
  • D – Bactéria entomopatogênica: Bactérias que causam doenças em insetos, como Bacillus thuringiensis.

Todas as opções de A a D referem-se a agentes biológicos que atuam diretamente sobre as pragas e fazem parte do controle biológico.

Dicas de interpretação:

  • Ao ver “não faz parte”, foque em identificar a exceção.
  • Controle biológico exige um agente vivo atuando sobre a praga.
  • Palavras como “feromônio” remetem a técnicas de manipulação do comportamento, e não a uso de organismos vivos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para mim, a questão deveria ter sido anulada. Feromônios tão estão contidos no control bio.

"Utilizar os feromônios no controle biológico de pragas agrícolas é um método racional e sadio, avaliam cientistas da Embrapa ..."

Feromônio: controle comportamental.
Camila S, o controle biológico é entendido como a ação de um organismo vivo sobre outro, logo, a utilização de feromônios não se enquadram nesse contexto. Caso a questão ressaltasse que era o feromônio liberado por um inseto, aí sim. No caso, quando são usados feromônios sintéticos, se enquadra no controle comportamental.

estranho a resposta, acho que caberia recurso alegando que a resposta com virus tambem seria uma alternativa

Se envolve outros organismos vivos (fungos, vírus, bactérias, insetos parasitoides/predadores) é controle biológico.

Se envolve feromônio, armadilha, práticas culturais ou químicas, não é controle biológico, mas pode ser parte do Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo