De acordo com o Art. 32 da Lei Federal n.º 4.320/1964, caso ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4322657 Direito Financeiro
De acordo com o Art. 32 da Lei Federal n.º 4.320/1964, caso o Poder Legislativo não receba do Poder Executivo a proposta da Lei de Orçamentos Anuais (LOA) dentro do prazo e das condições previstas para a sua aprovação, deverá:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: O art. 32 da Lei nº 4.320/1964 dispõe: "Se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente." Como o enunciado trata do não recebimento tempestivo da proposta, aplica-se essa consequência, correspondente à alternativa A.

Tema central: Ausência tempestiva da proposta orçamentária
Análise das alternativas
A
Certa
A expressão “como proposta” não significa aprovação automática do orçamento para outro exercício.
B
Errada
O art. 32 não estabelece a paralisação das atividades do Executivo como consequência do atraso. A providência determinada é considerar a lei orçamentária vigente como proposta.
C
Errada
O art. 32 dirige a providência ao Legislativo e já define qual texto será considerado como proposta: a lei orçamentária vigente. Não atribui ao Judiciário a elaboração da LOA.
D
Errada
O art. 32 substitui a proposta não recebida tempestivamente pela lei orçamentária vigente, considerada como proposta. Não estabelece a exclusão do Executivo do processo orçamentário.
Pegadinha da questão
Considerar a LOA vigente como proposta não equivale a prorrogar sua vigência nem a aprová-la automaticamente para outro exercício.
Dica para questões semelhantes
  • Identifique o fato que aciona o art. 32: o não recebimento da proposta orçamentária no prazo.
  • Distinga o uso da lei vigente como proposta de sua aprovação ou prorrogação automática.
  • Rejeite consequências que o dispositivo não estabelece, como paralisação do Executivo, elaboração judicial da LOA ou exclusão do Executivo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A

Art. 32 - Executivo não encaminhou a proposta - Legislativo considera como proposta a LOA vigente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo