A saúde do trabalhador é uma área de atuação do Sistema Úni...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: Lei nº 8.080/1990, art. 6º, § 3º, IV e V: "§ 3º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo: IV - avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde; V - informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional;" A alternativa E corresponde a essas ações legalmente previstas no SUS.
- Em saúde do trabalhador no SUS, confira se a alternativa reproduz ações do art. 6º, § 3º, como avaliação de impacto, informação sobre riscos, vigilância, fiscalização e controle.
- Desconfie de alternativas que atribuam ao SUS gestão de planos privados ou custeio indenizatório sem previsão expressa na Lei nº 8.080/1990.
- Palavras como "exclusiva", "apenas", "todos" e restrições setoriais específicas costumam indicar acréscimo ou limitação sem base legal.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo