A vacina Bacilo de Calmette e Guérin, conhecida como BCG, é ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171415 Enfermagem
A vacina Bacilo de Calmette e Guérin, conhecida como BCG, é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose. A respeito dessa vacina, dadas as afirmativas,
I. É contraindicada para gestantes e pessoas imunodeprimidas. II. É contraindicada para pessoas expostas ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). III. É recomendada a vacinação da BCG em duas doses, ao nascer e aos 10 anos de idade. IV. Todos os contatos prolongados com portadores de hanseníase devem receber uma dose de reforço.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A vacina BCG é contraindicada para gestantes e pessoas imunodeprimidas. A primeira afirmativa é verdadeira.

A vacina BCG é administrada em crianças menores de cinco anos, inclusive em portadoras do HIV (assintomáticas e sem imunodepressão) e filhos de mães soropositivas para o HIV. A segunda afirmativa é falsa.

O esquema de vacinação com a vacina BCG corresponde à dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. A terceira afirmativa é falsa.

O reforço contra BCG para contatos prolongados de hanseníase depende da história vacinal do contato. A quarta afirmativa é falsa.


Gabarito do Professor: Letra A


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - I, apenas. A vacina BCG é contraindicada para gestantes e pessoas imunodeprimidas, pois pode causar complicações nesses casos. Além disso, a vacina é recomendada em duas doses, ao nascer e aos 10 anos de idade. No entanto, a afirmativa II está incorreta, pois pessoas expostas ao HIV devem receber a vacina para prevenir a tuberculose, que é uma doença oportunista comum em pessoas com HIV. E a afirmativa IV também está incorreta, pois a dose de reforço para contatos prolongados com portadores de hanseníase é com a vacina contra a hanseníase, não com a BCG.

Comentário sobre as assertivas:

II: menores de 5 anos, com cd4 >350, sem sinais de imunossupressao podem tomar a vacina BCG. Maior ou igual a 5 anos não tomar, mesmo que esteja sem imunossupressão

III: BCG dose única. Dada rotineiramente ao nascer em bebês maiores que 2kg.

IV: O erro está em dizer que todos devem tomar. Ex: Menores de 1 ano, não vacinados devem tomar a dose,e não necessitam se reforço.

Não existe vacina para hanseníase. Existe tratamento. Colega acima está equivocado.

Realmente o colega que falou a respeito da vacina de hanseníase se equivocou, não tem vacina para a doença, existe tratamento para o doente e uma dose da vacina BCG para o contato domiciliar se não tiver histórico ou marca vacinal.

Esse Drauzio ….

V. Todos os contatos prolongados com portadores de hanseníase devem receber uma dose de reforço.

NÃO!

< 1 ANO NÃO VACINADOS 1 DOSE APENAS

< 1 ANO VACINADO COM CICATRIZ NÃO FAZ

< 1 ANO SEM CICATRIZ 1 DOSE E FAZ DEPOIS DE 6 MESES DA ÚLTIMA 1 DOSE

> 1 ANO SEM CICATRIZ 1 DOSE APENAS

> 1 ANO VACINADO COM 1 DOSE FAZ 1 DOSE DEPOIS DE 6 MESES DA ÚLTIMA

> 1 ANO VACINADO COM 2 DOSES NÃO FAZ

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo