Em comparecendo neste processo, a Arqueologia atua como

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: FCC Órgão: MPU Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista Pericial - Arqueologia |
Q79329 Arqueologia
Considere um projeto de restauro e requalificação de uso
de sítio de valor histórico-arquitetônico, tombado pelos
três níveis dos sistema federativo, integrado por edificação
da virada dos séculos XIX e XX e seu entorno de
ambientação. O projeto, liderado por arquiteto especialista
em restauro de bens patrimoniais, contempla vários
interesses e áreas de conhecimento que congregam
vários especialistas.
Em comparecendo neste processo, a Arqueologia atua como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - uma das áreas de conhecimento integrante no complexo interdisciplinar que é o restauro de bens patrimoniais.

1. Tema central e relevância:

Esta questão aborda o papel da Arqueologia em projetos de restauro e requalificação de sítios históricos. Para responder bem, é fundamental compreender o conceito de interdisciplinaridade no patrimônio cultural: ou seja, como diferentes áreas — como História, Arquitetura e Arqueologia — contribuem conjuntamente para a preservação e a valorização de bens tombados.

2. Resumo teórico:

A Arqueologia atua em bens históricos tanto do período pré-colonial quanto do período histórico, apoiando a identificação, análise, proteção e interpretação dos vestígios materiais encontrados. Segundo a Carta de Veneza (1964) e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o restauro deve envolver diversas disciplinas de maneira complementar e integrada, considerando o valor social, histórico, arquitetônico e arqueológico do bem.

3. Justificativa da alternativa correta (D):

A alternativa D está correta porque expressa a essência da atuação arqueológica: a Arqueologia é uma das áreas integrantes e indissociáveis do processo interdisciplinar que caracteriza o restauro de bens patrimoniais. O envolvimento do arqueólogo contribui com informações essenciais sobre o passado material do sítio, enriquecendo a interpretação e a tomada de decisões no projeto. Isso é reconhecido em legislações como a Lei nº 3.924/61 e diretrizes de órgãos internacionais.

4. Análise das alternativas incorretas:

  • A: Reduz a Arqueologia a uma “técnica auxiliar” da História, desvalorizando sua autonomia e papel interdisciplinar.
  • B: Limita a atuação da Arqueologia ao apoio à História e à Arquitetura, sem reconhecer sua natureza autônoma e colaborativa.
  • C: Trata a Arqueologia como área independente, com relatórios meramente anexos, o que contraria a integração requerida pelos projetos de restauro.
  • E: Considera a Arqueologia apenas uma “parte da História”, especialmente no período histórico, o que conflita com os pressupostos modernos de interdisciplinaridade e valor próprio da disciplina.

5. Estratégia de resolução:

Ao identificar palavras-chave como interdisciplinaridade e integração de áreas, o candidato deve buscar a alternativa que valoriza a colaboração entre saberes. Atenção para evitar opções que subordinam a Arqueologia ou excluem sua função autônoma!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo