Considere as afirmativas a seguir, de acordo com o texto 2....
1. A primeira frase da segunda resposta se conecta sintaticamente à parte da pergunta: “[A]s megatendências da gestão sustentável para os próximos anos serão […]”.
2. As palavras “precificação”, “penalização” e “intensificação” (2a resposta) são nominalizações que funcionam como recursos coesivos, pois fazem remissão anafórica no texto.
3. Em “uma vez que os recursos ficam mais escassos” (2a resposta) e “porque nos obrigou a pensar o consumo” (3a resposta), os conectores sublinhados podem ser substituídos entre si, sem prejuízo da relação semântica estabelecida entre as respectivas orações.
4. Os verbos auxiliares nas locuções “podem criar” (3a resposta) e “deve ter” (4a resposta) expressam valores modais de dúvida e de intenção, respectivamente.
5. Em “conforme se mostram capazes” (3a resposta), o vocábulo “conforme” pode ser substituído por “a medida em que” sem prejuízo de significado no texto e sem ferir a norma culta da língua escrita.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação da Questão: A questão apresenta afirmativas sobre o Texto 2, que trata da sustentabilidade e do papel das empresas. É necessário analisar cada uma das afirmativas para identificar quais são corretas.
A alternativa correta é: A - São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
Justificativa da Alternativa Correta:
1. A primeira frase da segunda resposta se conecta sintaticamente à parte da pergunta: esta afirmativa é verdadeira, pois a frase inicial da resposta de Ricardo Young realmente se refere diretamente à pergunta sobre megatendências, estabelecendo uma ligação clara entre elas.
3. Em “uma vez que os recursos ficam mais escassos” e “porque nos obrigou a pensar o consumo”: os conectores sublinhados podem ser substituídos entre si, sem prejuízo da relação semântica. Isso está correto, pois tanto "uma vez que" quanto "porque" podem introduzir explicações ou causas, embora seu uso possa variar em contextos mais formais.
Justificativas das Alternativas Incorretas:
2. As palavras “precificação”, “penalização” e “intensificação” são nominalizações que funcionam como recursos coesivos: esta afirmativa é falsa. Embora as palavras sejam nominalizações, elas não funcionam como recursos coesivos, pois não fazem referência a um termo anterior no texto. Elas são substantivos que representam ações, mas não estabelecem coesão da mesma forma que pronomes ou expressões que retomam ideias anteriores.
4. Os verbos auxiliares nas locuções “podem criar” e “deve ter” expressam valores modais: essa afirmativa é falsa. O verbo "podem" indica possibilidade, mas "deve" expressa obrigação, e não intenção. Portanto, a interpretação está incorreta.
5. Em “conforme se mostram capazes”, o vocábulo “conforme” pode ser substituído por “à medida em que”: esta afirmativa é verdadeira, mas não é a única que confirma a relação de significado. No entanto, como a alternativa correta requer que apenas as afirmativas 1 e 3 sejam verdadeiras, essa não é suficiente para torná-la correta no conjunto.
Portanto, a alternativa A é a única que apresenta as afirmativas corretas, de acordo com a análise textual e as relações semânticas envolvidas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab.: A
1 : A primeira frase da segunda resposta se conecta sintaticamente à parte da pergunta: “[A]s megatendências da gestão sustentável para os próximos anos serão […]”. A precificação do carbono e a penalização das empresas ...
3 : ambas conjunções subordinadas causais .
algo de errado, avisem !
Gabarito -A
1 )
A precificação do carbono e a penalização das empresas ...
3 uma vez que os recursos ficam mais escassos” (2a resposta) e “porque nos obrigou a pensar o consumo” (3a resposta), os conectores sublinhados podem ser substituídos entre si, sem prejuízo da relação semântica estabelecida entre as respectivas orações.
Porque = conjunção pode aparecer como explicativo ou causal.
São nesse sentido:
Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que.
ATENÇÃO: "a medida em que" não existe!
"À medida que" tem o sentido de à proporção que. Ex: à medida que a renda diminui, o brasileiro reduz gastos em lazer e cultura.
"Na medida em que" indica ideia de causa, significa uma vez que, visto que, tendo em vista.
É impressão minha ou essas afirmativas não estão relacionadas com o texto? Porque eu procurei as palavras nas respostas e não encontrei.
PCSc
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo